Wilson Lima toma posse como governador do AM

© Bruno Zanardo/Secom

Tomaram posse nesta terça-feira, dia 1 de janeiro de 2019, o governador do Estado, Wilson Lima, e o defensor público Carlos Alberto de Almeida Filho, como vice-governador. A cerimônia de posse foi realizada no fim da tarde no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, com a presença de autoridades do Estado e convidados.

O defensor público geral em exercício, Antonio Cavalcante, representou a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), acompanhado do subdefensor geral em exercício, Thiago Nobre Rosas.

O defensor Carlos Alberto de Almeida Filho ingressou na carreira em fevereiro de 2005, tendo exercido a função em diversas áreas de atuação da Defensoria. Mais recentemente, desempenhou papel determinante à frente da Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos (DPEAIC), obtendo resultados positivos em causas de interesse da população de Manaus e deixando a especializada no início de 2018, quando se licenciou para concorrer ao pleito na chapa com Wilson Lima.

Carlos Almeida afirmou que o novo governo é de comprometimento com a população e com as obrigações constitucionais, uma vez que, tanto o governador Wilson Lima quanto o vice-governador, têm uma forte ligação com a população, por conta do trabalho desenvolvido no Jornalismo e na Defensoria, respectivamente, ao longo dos últimos anos.

O vice-governador também ressaltou que o relacionamento do governo com a Defensoria Pública deve ser fortalecido. “Esse relacionamento do governo com a Defensoria é patente que será mais forte, por conta da ligação popular que existe por parte dos representantes do governo, bem como com as causas que simbioticamente ambos representam”, disse.

Para o defensor público geral em exercício, Antonio Cavalcante, as expectativas em relação ao novo governo são positivas. “Esperamos do novo governo que os direitos básicos da população sejam atendidos com a presteza máxima, além do uso planejado, otimizado e transparente dos recursos públicos disponíveis”, afirmou.

Ainda segundo o defensor geral em exercício, as relações do governo com a Defensoria preconizam ser excelentes, uma vez que grandes quadros defensoriais hoje tornam-se governo, como o vice-governador e secretário de saúde, Carlos Almeida, bem como da secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Caroline Braz.

“Portanto, o diálogo entre os poderes deve acontecer de forma sinérgica, potencializando os resultados positivos e fazendo ágil as correções necessárias sem o desgaste de tensões improdutivas. Em outras palavras, uma relação de cooperação sem jamais nos distanciarmos de nossa missão institucional onde o principal interessado é o cidadão”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse os defensores Melissa Borborema, corregedora-geral da DPE-AM, e Vitor Montenegro, representante da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), entre outros defensores convidados.