Urnas eletrônicas começam a ser levadas para zonas eleitorais de Manaus

De acordo com o tribunal, a partir de agora, os dados dos candidatos e eleitores ficam blindados contra interferências externas, garantindo o sigilo do voto e a segurança da votação. ─ Foto: Larissa Santiago

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deu início, nesta sexta-feira (5), à distribuição de urnas que serão utilizadas nas eleições gerais deste domingo (7). Exército, Polícia Militar e Marinha fazem a segurança nas escolas no Amazonas.

De acordo com o coordenador de logística do TRE, Leandro Simão, os equipamentos serão distribuídos em 13 zonas eleitorais de Manaus. As urnas que vão atender o interior do estado já foram deslocadas.

Ao todo, 3.743 urnas vão abastecer 3.612 seções na capital. Essa diferença de 131 urnas é a margem de contingência, caso algum equipamento apresente problema e seja necessária substituição.

Os primeiros caminhões saíram por volta das 8h desta sexta e seguiram para as escolas. Após a chegada da urna, apenas servidores do TRE podem ter acesso ao local. A segurança será feita pelo Exército, Polícia Militar e, no caso de Itacoatiara e Coari, também pela Marinha do Brasil.

(Com G1)