SSP-AM participa de videoconferência com ministro da Segurança, Raul Jungmann, e apresenta planejamento para eleições

© Divulgação

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Anézio Paiva, e o coordenador de planejamento e gestão integrada do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coronel Fábio Pacheco, participaram, nesta quinta-feira (4), de uma videoconferência com o ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, para tratar do planejamento das ações de segurança para as eleições deste ano.

O Amazonas foi o Estado referência da região Norte, por concentrar as ações de monitoramento e controle das ações no CICC de forma integrada com os órgãos do sistema de Segurança Pública e demais órgãos que atuarão no pleito.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, ao todo, 7,2 mil policiais trabalharão no dia do pleito em todo o Amazonas fazendo o policiamento ostensivo e garantindo o cumprimento da legislação eleitoral.

“Especificamente no interior, encaminhamos 1.037 policiais militares e 57 policiais civis. Na capital, todo o efetivo das forças de segurança estará de sobreaviso com as polícias operando quer seja nos locais de votação, garantindo a segurança das urnas, quer seja no entorno das escolas, fazendo o policiamento de forma a se fazer cumprir a legislação eleitoral. A população pode ir votar tranquila porque todo o sistema de Segurança Pública está empenhado em garantir que seja uma eleição dentro da normalidade”, disse o secretário, coronel Anézio Paiva.

Durante a videoconferência, realizada no CICC, localizado na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul,, da qual participaram representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Bahia, o ministro Raul Jungmann elogiou o planejamento realizado pela SSP-AM.

“Esse trabalho resultará no Amazonas em paz, tranquilidade e sobretudo de respeito à vontade do eleitor, do cidadão brasileiro, de participar e escolher quem deverá conduzir o destino do País e do Amazonas e também dos que integrarão o Congresso Nacional. Isso é na prática o Sistema Unificado de Segurança Pública com ações e procurando garantir aos brasileiros a tranquilidade e o sossego de escolher aqueles que conduzirão o País e assim levar adiante esse grande sonho democrático de um Brasil mais justo e com mais crescimento e justiça social”, disse o ministro.

De acordo com o coordenador de planejamento e gestão integrada do CICC, coronel Fábio Pacheco, no próximo domingo (7), dia do 1º turno das eleições, o monitoramento será feito de forma integrada com sistemas da Secretarias de Estado e Municipal de Educação, além de um sistema de geoprocessamento de todos os locais de votação no Amazonas.

“A Seduc e a Semed nos disponibilizaram, através do Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose) as imagens das escolas. Os dados serão compartilhados com a sala de operações do CICC. Com isso, os órgãos farão o monitoramento durante todo o período do pleito – 1º e 2º turno. Agregado a esse sistema, junto com o Serviço de Atendimento de Chamada de Emergência (Sace), nós geoprocessamos cada zona eleitoral e cada local de votação. Isso significa dizer que temos a imagem de onde está cada zona eleitoral, onde está a Polícia Militar e, em caso de ocorrências temos como orientar o policiamento e, inclusive, calcular o tempo de atendimento”, explicou o coronel.

Também participaram da videoconferência, no Amazonas, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).