SSP-AM entrega mais 32 viaturas para o policiamento ostensivo em Manaus

© Aguilar Abecassis/Secom

Parte da zona rural e sete bairros da capital ganharam reforço de patrulhamento a partir desta terça-feira (14/08) com a entrega de 32 novas viaturas para o policiamento ostensivo da Polícia Militar pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De outubro para cá, o sistema de segurança teve a frota ampliada com 256 novas viaturas.

Atualmente a frota conta com 894 veículos em todo o Estado. “A entrega dessas viaturas faz parte do plano de reaparelhamento do sistema de segurança, que foi desenhado desde o fim do ano passado. Hoje a gente conclui a entrega dos veículos para a capital e agora vamos partir para os municípios da Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Segurança, coronel da polícia Militar do Amazonas, Anézio Paiva.

As 32 viaturas do modelo Renault Duster Oroch vão atender a bairros de cinco zonas da capital amazonense. Na zona centro-sul, os veículos serão destinados ao policiamento nos bairros Parque Dez de Novembro, Nossa Senhora das Graças, São Geraldo, Chapada, Adrianópolis, Aleixo e Flores; na zona sul, ao policiamento no Centro; nas zonas oeste, norte e leste serão atendidos setores rurais, como a rodovias federal BR-174 (Manaus – Boa Vista), a AM-010 (Manaus – Itacoatiara) e ramais como o do Brasileirinho.

Além destes locais, as viaturas vão reforçar o trabalho do Batalhão de Policiamento de Trânsito, Batalhão de Guarda, Coordenadoria Geral de Policiamento Ostensivo, Diretoria de Justiça e Disciplina e Núcleo Prisional da Polícia Militar.

Interior do Estado – Durante a entrega dos veículos na manhã desta terça-feira, o secretário de Segurança destacou também o investimento que será feito para atender aos municípios do interior do Estado, ainda no mês de agosto. “Em pouco tempo estaremos entregando mais 50 viaturas ostensivas para PM na Região Metropolitana”, afirmou Paiva.

Também está prevista a contratação de 200 picapes para atendimento aos demais municípios do Estado. “O processo já está em andamento, com a Ata de Registro de Preços concluída pela Sefaz (Secretaria de Fazenda). Serão picapes tracionadas, pois sabemos da precariedade viária da parte rural desses municípios. Esse é o nosso plano de reaparelhamento do sistema de segurança, tanto da capital quanto do interior”, explicou o secretário.

Renovação e ampliação – Em junho, a Secretaria de Segurança entregou 141 viaturas do modelo Volkswagen Voyage para as forças de Segurança Pública, sendo 97 para a capital e 44 para municípios do interior do Estado.

Já em julho, foram entregues outros 68 veículos do modelo Oroch para o patrulhamento em bairros das zonas sul, oeste e centro-oeste de Manaus, concluindo a cobertura de policiamento das ruas, retomado em outubro de 2017. Até então, haviam sido atendidas as zonas leste, norte e centro-sul.

Além disso, foram enviadas 15 viaturas do modelo Ford Ranger, adquiridos por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para o interior do Estado, sendo 14 para a Polícia Militar e um para o Corpo de Bombeiros.