SSP-AM e Governo Federal discutem planos de ação para áreas fronteiriças

Foto: Erikson Andrade/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) reuniu com membros do Programa de Proteção Integrado de Fronteira (PPIF), do Governo Federal, para debater políticas e estratégias de segurança na área de fronteira. Comandada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, a reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (29/10), no Centro Integrado de Comando o Controle (CICC), no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

O diretor do Departamento de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden), capitão de Mar e Guerra Leonardo da Silva Mello, veio representando o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

De acordo com o secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, a reunião é importante para que se possa ter uma visão mais ampla dos problemas existentes nas fronteiras e, com o apoio do Governo Federal, minimizar as dificuldades nos 3.870 km de fronteira.

“A reunião de hoje foi para mostrar quais são as nossas problemáticas, os nossos projetos, as ações que já são desenvolvidas pelo Governo do Estado. E, amanhã, nós estaremos em Tabatinga em uma reunião, inclusive com os países fronteiriços para que todos mostrem os seus problemas e os seus projetos”, explicou o titular da pasta.

Ainda segundo o coronel Bonates, as ações discutidas não são apenas para inibir o tráfico de drogas, mas sim todos os crimes que possam ser cometidos na área de fronteira como o tráfico de pessoas, a biopirataria e garimpos ilegais.

“Nem o estado, nem os municípios, nem a União, sozinhos, vão chegar ao que nós queremos. Este trabalho é uma união de esforços, para cada um mostrar até onde pode chegar, o que nós precisamos para melhorar, e, integrando as forças, atingirmos objetivos maiores”, disse o secretário.

Capacitação de policiais, serviços tecnológicos mais avançados que possam auxiliar no trabalho da forças de segurança na área fronteiriça e a criação de um batalhão de policiamento especializado de fronteira estão entre as propostas discutidas.

Nesta quarta-feira (30/10), as comitivas estadual e federal se deslocam de Manaus para Tabatinga, onde haverá uma reunião com uma reunião com órgãos de Segurança de Fronteira e os órgãos de Segurança de Congêneres dos países vizinhos Colômbia e Peru.