Projeto de Lei cria ‘Samu’ para atender animais

O foco inicial são animais que vivem nas ruas em abandono. | Imagem: Reprodução

O presidente da Comissão de Habitação da Câmara Municipal de Manaus, vereador Robson da Silva Teixeira, conhecido como ‘Raulzinho’ (DEM), apresentou um projeto de lei que permite a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Veterinária de Manaus – Samu Pet Manaus, para resgate e socorro de animais em vias públicas ou em situações de maus-tratos.

Segundo o vereador, o serviço de atendimento aos pets funcionaria 24 horas, com o objetivo de atender animais de rua, em casos de atropelamentos, situação de risco e maus-tratos. O acionamento para o serviço seria somente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

“A população teria que entrar em contato com outros órgãos, como Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, por exemplo, e eles acionariam o Samu Pet para prestar o atendimento ao animal, em casos de atropelamento ou abandono”, explicou.

Para o vereador, o principal intuito do projeto é salvar a vida de animais que vivem nas ruas em situação de abandono. Além disso, animais que sofrem envenenamento e maus-tratos também são alvos do projeto. Em casos extremos, em que os animais necessitem de cirurgia, eles serão encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses.

“O foco principal são animais de rua, que são abandonados em estradas. As pessoas atropelam um animal na rua e, na maioria das vezes, não prestam socorro. Ele vai morrer no local sem atendimento, sem assistência”, acrescentou.

Conforme o vereador, o projeto já foi implementado em outras cidades brasileiras, com recurso do Sistema Único de Saúde (SUS). Para que o projeto funcionasse na capital amazonense, a Prefeitura teria que equipar os veículos com maca, caixa de transporte e materiais necessários para uma emergência.

“A Prefeitura já possui o Centro de Controle de Zoonoses que deve ser adaptado para atender a demanda. Os profissionais veterinários também já existem. No caso, precisariam ser remanejados ou até mesmo fazer novas contratações”, disse.

Por D24AM