Irmão de traficante ocupava cargo de gerente de inteligência na SSP-AM

Lanalbert Nunes Obando (dir.) foi designado para atuar na pasta que apura informações sobre o crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro.

O irmão de um dos principais traficantes do Amazonas ocupava o cargo de gerente de inteligência na Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-AM). A informação veio à tona na segunda-feira (12) e resultou na exoneração de Lanalbert Nunes Obando.

Lanalbert foi nomeado para o cargo em outubro e recebia R$ 5.564,67. Ele foi designado para atuar na pasta que apura informações sobre o crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro.

No entanto, Lanalbert é irmão de Sérgio Roberto Obando, apontado pela polícia como um traficante preso em 2011 com 1,5 toneladas de cocaína. Em 2017, ele foi novamente detido com 400 quilos de entorpecentes.

Segundo a Polícia Federal, Sérgio Roberto Obando é um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas na tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru.

A última prisão de Sérgio, inclusive, ocorreu em outubro. No entanto, 15 dias depois, o irmão foi nomeado para o cargo na gerência de inteligência da SSP.

Em nota, o Governo do Amazonas afirmou que desconhecia o parentesco entre Lanalbert e Sérgio, e determinou a exoneração do comissionado. A SSP-AM também disse que vai apurar a nomeação.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) investiga o caso.