Identificação das rotas nas paradas ganha PL na Câmara de Manaus

O projeto determina ainda que as concessionárias poderão realizar parcerias com a iniciativa privada para exploração de publicidade na área das placas de indicação

O vereador Diego Afonso (PDT) apresentou Projeto de Lei que obriga as empresas concessionárias que exploram o sistema de transportes coletivos na cidade de Manaus a fixar, em local visível, placas de indicação detalhada com os nomes, números, itinerários, mapas e horário das linhas urbanas em todas as paradas e terminais de ônibus, inclusive no Sistema Braile, voltado a pessoas com deficiência visual.

O projeto determina ainda que as concessionárias poderão realizar parcerias com a iniciativa privada para exploração de publicidade na área das placas de indicação das rotas e, nas paradas de ônibus à céu aberto, as mensagens de identificação devem ser fixadas no chão, para não obstruir o passeio de pedestres.

De acordo com a justificativa do parlamentar, o passageiro que depende de transporte público não dispõe de informações sobre as linhas de ônibus com a indicação dos itinerários nas paradas e terminais. Assim, só resta contar com a colaboração de outras pessoas para saber informações sobre a rota dos transportes coletivos e toda essa situação fica ainda quase impossível, para as pessoas com deficiência visual.

Para Diego Afonso, a identificação das rotas de ônibus, também em Braile, vai prestar um grande serviço social para todos os passageiros. “Dessa forma, pretendemos qualificar o sistema de transporte público, fazendo de Manaus uma cidade mais humana para beneficiar os usuários de transportes coletivos, inclusive os que chegam do interior do estado e, em menor proporção, os turistas que visitam as nossas belezas naturais e que aqui deixam recursos para geração de emprego e melhor distribuição de renda”, destaca o vereador.