George Lins propõe tornar Festejo de Nossa Senhora da Conceição em Benjamin Constant patrimônio cultural do AM

Deputado George Lins (UB)

O Projeto de Lei (PL) nº 581/2023, de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (UB), propõe que o Festejo em Honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant, se torne Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no estado do Amazonas.

Segundo o deputado, o Festejo de Nossa Senhora da Conceição, realizado anualmente no dia 8 de dezembro, movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes ao município de Benjamin Constant.

“A procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da da cidade de Benjamin Constant, no Alto Solimões, reúne milhares de fiéis todos os anos para uma celebração de amor e fé. Por este motivo, o festejo merece ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, sendo preservado e incentivado”, disse o parlamentar.

Sobre o festejo

Oficialmente celebrada em 8 de dezembro, a festa em devoção à Nossa Senhora da Conceição é uma tradição profundamente enraizada na história da Igreja Católica. Em 1477, a celebração passou a constar no calendário religioso após ordem do papa Sisto IV. Desde então, essa devoção ganhou força em Portugal, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser reconhecida como a padroeira da nação lusitana em 1646, e ganhando prestígio também no Brasil.

A celebração em torno da Nossa Senhora da Conceição em Benjamin Constant transcende questões religiosas, abraçando aspectos culturais e históricos.