DPE pede indenização a usuários do transporte público de Manaus

© Yan Marcelo/Arquivo pessoal

MANAUS — A Prefeitura de Manaus e o Sinetram (Sindicato das Empresas de Ônibus) podem ser condenados pela Justiça a indenizar usuários do transporte público coletivo. Isso é o que pede ação da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM).

O motivo da ação pública foi constrangimento e prejuízo causado aos usuários em junho e julho de 2022. Nesse período, o sistema eletrônico de venda de passagens entrou em pane quando da mudança e atualização do software do serviço.

Como resultado, houve bloqueio do cartão do Passa Fácil, inoperância da integração temporal, impossibilidade de consulta de saldos e longas filas nos postos de atendimento.

Dessa forma, a DPE pede indenização geral de R$ 1 milhão e de R$ 100 em crédito a cada um dos usuários. Conforme o órgão, o caso foi ajuizado diante da falta de diálogo e de atendimento ao pedido de informações.

Falha persiste

Além disso, estudantes apontam à defensoria que hoje ainda o sistema tem falha na prestação do serviço. Em suma, o órgão considera que o que ocorreu em 2021 não é caso isolado, mas sim um problema contumaz.

✅ BCN AMAZONAS