
BRASÍLIA, DF – A semana que se inicia nesta segunda-feira (2) promete ser de baixa produtividade no Congresso Nacional. Parlamentares estarão em um “recesso informal”, mesmo com a realização do 11º Fórum Parlamentar do Brics, que não contará com a presença da maioria dos deputados e senadores. Esta já é a terceira semana de inatividade desde fevereiro, caracterizando um período de “ócio remunerado”.
Enquanto pautas importantes e a instalação da CPMI para investigar o bilionário roubo aos aposentados do INSS aguardam, o clima de festas juninas se estabelece no País, especialmente na região Nordeste.
Festividades Antecipadas e Pautas Paradas
Embora o dia de São João seja apenas em 24 de junho, as celebrações já começaram em diversos estados, como no Ceará, onde a festança teve início neste sábado (31).
Enquanto isso, a prometida instalação da CPMI do INSS segue sem previsão de urgência. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, havia prometido oficializá-la somente no dia 17, durante a última sessão do semestre, indicando que não há pressa para a pauta.
Outro tema relevante, o projeto que propõe a anistia aos presos do 8 de janeiro, também está na fila de votações. No entanto, ainda não há indicativos de que será incluído na pauta em breve. O evento do Brics tem reuniões e seminários agendados entre terça (3) e quinta-feira (4), mas os temas legislativos de maior relevância só deverão ser discutidos a partir do dia 10 de junho.