Comitê de Combate à Corrupção fiscaliza ação de “cabos eleitorais”, na zona leste

© Divulgação

Representantes do Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois percorreram, na manhã desta quarta-feira, 05, as principais ruas e avenidas dos 11 bairros na Zona Leste, região com população superior a 600 mil habitantes no município de Manaus. A ação teve como principal objetivo a fiscalização das atividades de campanhas nas ruas dos candidatos majoritários e proporcionais às eleições de 07 de outubro, no Amazonas. O cenário encontrado foi de pouca movimentação organizada pelos coordenadores de campanha de coligações e partidos políticos dos candidatos, por meio dos cabos eleitorais, revelando a tendência de que ações prioritárias estão sendo dadas para o tempo de Tv, rádio e mídias sociais (internet).

Os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas – OAB/AM, no Comitê, avaliam que o eixo de trabalho definido pelos coordenadores de campanhas dos candidatos nestas eleições, está voltado para produção de material jornalístico e peças publicitárias destinadas à divulgação nos programas do horário gratuito de rádio e tv. Soma-se a isso, a utilização das mídias sociais com a finalidade ampliar a divulgação das propostas e planos de governo dos candidatos.

No entanto, nos bairros Jorge Teixeira e Ouro Verde, foram encontrados cabos eleitorais sem protetor solar, sem chapéu e com ganhos salariais menores que um salario mínimo para um jornada de quarenta e quatro horas semanais.

O Comitê informa ainda que o trabalho de acolhimento de denúncias da população e de fiscalização às campanhas políticas irão continuar, a exemplo do que foi desenvolvido em eleições anteriores no Amazonas, em especial, no município de Manaus. “ Quando as irregularidades forem encontradas, serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e a Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral do TRE/AM”, disse o advogado Nil Ferreira.