
AMAZONAS — O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, participou na última sexta-feira (23) de uma missão institucional no Vale do Javari, acompanhando os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin. A agenda ocorre no município de Atalaia do Norte, distante mais de mil quilômetros de Manaus.
A comitiva visitou a Aldeia Txexe Wassa, próxima à fronteira com o Peru. Os ministros também participam de uma reunião com representantes indígenas da região do Vale do Javari, na Câmara Municipal de Atalaia. O encontro reuniu lideranças de diversas etnias, como Marubo, Matis e Kulina, além de representantes da Univaja e de associações locais.
Também estiveram presentes juízes que atuam em comarcas do Alto Solimões, como Tabatinga e Benjamin Constant, além de servidores do TJAM. A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, também acompanha os diálogos com as comunidades.
Após os compromissos em Atalaia, a comitiva retornou a Tabatinga para seguiu com a programação institucional.


