sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Política Projeto na Câmara quer proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo

Projeto na Câmara quer proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo

Circula na Câmara dos Deputados um projeto de lei que impede o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A votação de um parecer favorável ao projeto estava prevista para essa terça-feira em uma comissão da Câmara, mas foi adiada para a próxima semana. A sessão foi tumultuada: um dos motivos para atenção nos debates é que a proposta seria claramente inconstitucional.

O tema foi superado pela justiça brasileira há 12 anos. Em um julgamento em 2011, o STF reconheceu por unanimidade a união estável entre casais homoafetivos. A Comissão de Previdência assistência social, infância, adolescência e família votaria nessa terça o parecer do deputado Pastor Eurico, que dá aval para proibir o casamento homoafetivo. Mas um acordo garantiu a realização de uma audiência pública na próxima terça-feira, antes da votação, como garantia de que os defensores do casamento igualitário não apresentem obstrução.

O deputado Marx Beltrão (PP-AL) defendeu que a igualdade de direitos deve sobressair a discussão.

Já a deputada Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reforçou que a constituição não foi alterada para permitir a união homoafetiva. Apenas uma interpretação do STF.

Além da decisão do STF de 2011, em 2017 o Conselho Nacional de Justiça determinou que todos os cartórios devem realizar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.