Início Política George Lins propõe tornar Festejo de Nossa Senhora da Conceição em Benjamin...

George Lins propõe tornar Festejo de Nossa Senhora da Conceição em Benjamin Constant patrimônio cultural do AM

Deputado George Lins (UB)

O Projeto de Lei (PL) nº 581/2023, de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (UB), propõe que o Festejo em Honra à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant, se torne Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no estado do Amazonas.

Segundo o deputado, o Festejo de Nossa Senhora da Conceição, realizado anualmente no dia 8 de dezembro, movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes ao município de Benjamin Constant.

“A procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da da cidade de Benjamin Constant, no Alto Solimões, reúne milhares de fiéis todos os anos para uma celebração de amor e fé. Por este motivo, o festejo merece ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, sendo preservado e incentivado”, disse o parlamentar.

Sobre o festejo

Oficialmente celebrada em 8 de dezembro, a festa em devoção à Nossa Senhora da Conceição é uma tradição profundamente enraizada na história da Igreja Católica. Em 1477, a celebração passou a constar no calendário religioso após ordem do papa Sisto IV. Desde então, essa devoção ganhou força em Portugal, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser reconhecida como a padroeira da nação lusitana em 1646, e ganhando prestígio também no Brasil.

A celebração em torno da Nossa Senhora da Conceição em Benjamin Constant transcende questões religiosas, abraçando aspectos culturais e históricos.