‘Sou o único político que é parente de Manaus’, diz prefeito

Foto: Alex Pazuello

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, foram os convidados especiais da sessão solene realizada nesta quarta-feira, 23/10, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em comemoração ao aniversário de 350 anos da cidade, celebrado nesta quinta-feira, 24. O convite foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Joelson Silva (PSDB).

Em seu discurso, o prefeito fez um resumo de sua gestão e dos avanços proporcionados a Manaus nos últimos sete anos, destacando a parceria com a CMM, que aprovou projetos importantes, como a autonomia da Previdência municipal e a criação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). Ele também destacou o equilíbrio fiscal conquistado, as obras de grande impacto na infraestrutura viária, avanços na educação, na saúde e na administração pública.

“Sou o único político que pode ser chamado de parente pelos manauaras, porque tenho uma relação diária com a população. É fundamental a presença física do prefeito nas ruas, aonde ele vai para encorajar as pessoas, para mostrar que está presente, que não é apenas uma presença burocrática. Meu maior prazer é estar com o meu povo e no meio dos servidores da prefeitura”, disse Arthur, em tom de orgulho. “Porque eu cumpro meus compromissos com meus servidores, em nenhum momento atrasei salário, em nenhum momento atrasei data-base”, completou.

Durante a solenidade em homenagem ao aniversário de Manaus, foi apresentado um vídeo sobre a história da cidade e entregue os prêmios aos alunos participantes de um concurso de poesia sobre a capital. “Os vereadores me surpreenderam. Não esperava que fosse uma festa tão grande. E fui surpreendido para o bem”, disse o prefeito. Intitulado “Nem Liverpool nem porto de lenha, simplesmente Manaus”, o vídeo apresentou depoimentos de personalidades locais e historiadores, comentando partes da história da cidade, sua construção e desenvolvimento em vários períodos.

Foram premiados os alunos da rede pública de ensino de Manaus, autores dos três melhores poemas do projeto “Minha Manaus É”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Luana Ataíde da Silva, Fernanda de Castro Andrade e Gabriel Guedes Fontes, 3º, 2º e 1º lugares respectivamente, receberam a premiação das mãos do prefeito, da primeira-dama e do presidente da CMM.

“Essas crianças são símbolo do verdadeiro manauara, porque elas não amarelaram. E manauara não amarela. Nosso povo tem uma coragem que ninguém haverá de desconhecer”, brincou o prefeito, ao elogiar a leitura dos poemas feita pelos próprios estudantes.

O presidente da CMM, Joelson Silva, disse que a festa foi preparada de forma compartilhada pelos vereadores e servidores. “Comemoramos de maneira compartilhada, resgatando a história e a participação do Legislativo municipal nesse processo”, afirmou, lembrando que durante todo o mês de outubro os documentos oficiais trazem o selo comemorativo dos 350 anos da cidade.

A cerimônia foi encerrada com o tradicional “Parabéns a Você”, com direito a bolo de aniversário para a cidade.