Sindpam entregou mais de 60 mil pães em comemoração ao Dia Mundial do Pão

Pelo quinto ano consecutivo, mais de 60 mil pães foram distribuídos, em três dias de programação, para clientes que passaram pela Praça de Alimentação do Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, em mais uma ação do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam-AM), em Comemoração ao Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro. A programação aconteceu no período de 12 a 14 de outubro.

A programação teve início no dia 12, com entrega de 4 mil pães-doces e aulas show com a professora do SENAI Amazonas, Zenilda Cavalcanti, que ensinou o preparo de “Pirulito de chocolate flocado”, em comemoração ao Dia das Crianças, e “Bolos artísticos” com cobertura de pasta americana e flores de açúcar.  Aproximadamente 200 pessoas participaram das oficinas, entre adultos e crianças.

De acordo com o coordenador do evento, Jonas Neves, a ideia era mostrar um pouco mais sobre a fabricação desse alimento. “Levamos as informações técnicas e científicas sobre a produção do pão ao público para tentar estimular o consumo, que é uma recomendação da OMC (Organização Mundial de Saúde)”, disse Neves.

Segundo dados do sindicato, hoje nas regiões Sul e Sudeste, o consumo de pães chega a 34 quilos, já na região Norte, fica em torno de 26 quilos, muito abaixo do recomendado pela OMS que é 60 quilos per capta.

Na ocasião, o presidente em exercício do Sindpam, Carlos Azevedo, disse em relação ao aumento do preço do pão, não ter como afirmar seu congelamento, já que o mercado é livre e as empresas, este ano, sofreram um aumento nos custos de produção devido à variação do dólar, reajuste salarial dos padeiros em julho, no percentual de 3,52%, reajustes nos preços dos insumos, energia elétrica, embalagens e outros.

“Chegamos a um limite em que as empresas, estão diversificando o “Mix de produtos”, na tentativa de não fazer reajuste, porém esses custos variam em cada empresa”, frisou o presidente. Mas, mesmo com todos os reajustes, o faturamento das vendas de pães, responde por um percentual na ordem de 60%.

O Sindpam conta aproximadamente com 100 associados, que de acordo com Azevedo, diminuiu no ano passado, mais que este ano com oferecimento de treinamento, cursos e missão técnica, com apoio de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e parceiros comerciais, conseguiu fortalecer o sindicato com acréscimo de associados.