Secretário do Amazonas negociou ‘paz nas cadeias’ com chefe de facção em 2015, afirma PF

Bonates afirma que a denúncia 'é antiga' e tem 'motivação política'. | Foto: Suelen Gonçalves

O atual secretário de segurança pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, em 2015, quando ainda era secretário de justiça e direitos humanos do estado, teria negociado a “paz nas cadeias” com líderes de uma facção criminosa, segundo notícia divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. As informações foram levantadas durante uma investigação feita pela Polícia Federal.

Segundo as informações, o acordo teria sido com um chefe de facção criminosa, chamado José Roberto. Em troca, o traficante não seria enviado para um presídio federal. As informações são de uma investigação da Polícia Federal.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que o coronel Louismar Bonates não responde a nenhum processo judicial relativo à investigação e que não há nada que o desabone.

Questionado sobre a informação levantada durante a investigação da Polícia Federal, o secretário Bonates disse ainda que a denúncia “é antiga e que tem motivação política”.

“É uma matéria requentada. Na época do início do governo do Wilson Lima, foi levantado pela imprensa séria e foram até o Ministério Público Federal que declarou que eu não fui nem citado. Passei longe dessa operação. Isto é um fato político que estão tentando atingir o Governo que está trabalhando em prol da população”, disse o secretário.

Por G1