Seap continua a imunização contra H1N1 no sistema prisional

Foto: Divulgação/Seap

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) continua com campanha de imunização contra a Influenza A (H1N1), iniciada no sistema prisional no último dia 28 de abril. Até o momento, a Coordenação de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas (CSSPAM), já conseguiu vacinar 100% da população carcerária de sete unidades.

Os Centros de Detenção Provisória Feminino e Masculino 2 (CDPF e CDPM 2), Enfermaria Psiquiátrica, Central de Triagem e Recebimento (CRT), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e o  Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizados no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), são os que já estão com a campanha finalizada.

Além dos internos dessas unidades, todos os servidores da sede da Seap também já fazem parte do quadro de imunizados. Os demais estão sendo protegidos contra a H1N1 juntamente com as Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) na própria unidade em que prestam serviço.

A vacinação está em andamento nas unidades do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), que se encerrou nesta segunda-feira (11/05). Amanhã, inicia a campanha para os apenados da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), do semiaberto e da Central de Operações e Controle (COC). Os apenados da Casa do Albergado de Manaus (CAM) serão contemplados nos dias 19 e 21 de maio.

A coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Alyne Botelho, destaca o sucesso na realização da campanha de vacinação no sistema prisional. “Uma vez que anualmente estamos conseguindo garantir a cobertura vacinal de 100% da população privada de liberdade e dos servidores da Seap e das empresas cogestoras, podemos considerar a ação um sucesso”, disse.

Parceria e meta da campanha – Todos os anos, a Seap vêm participando da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que integra o calendário do Ministério da Saúde. Neste ano, a iniciativa vai até o próximo dia 21, quando será atingida a meta de 7,9 mil imunizados no sistema prisional de Manaus. Nesse sentindo, as secretarias estadual e municipal de Saúde (Susam e Semsa) têm dado todo o apoio necessário.

Comentarios