Reivindicado Porto no Arari, em Itacoatiara

Foto: Divulgação

O município de Itacoatiara é um importante celeiro agrícola do Amazonas, isso ninguém contesta. O maior produtor de Abacaxi é a Velha Serpa. As comunidades de Lindóia e Novo Remanso produzem o melhor Abacaxi do Brasil já constatado por técnicos da Embrapa, com sabor inigualável e tamanho avantajado. Apesar disso, a produção em geral depende de uma melhor infraestrutura viária, melhores estradas vicinais, melhores ramais além de porto fluvial, este é o caso da comunidade do Rio Arari, uma importante comunidade agrícola que padece com o transporte da produção rural. No local se produz Mandioca, Macaxeira, Laranja, Banana e tem uma ótima produção pesqueira.

Atendendo solicitação da vereadora Cheios Moreira do PT de Itacoatiara, o deputado estadual Sinésio Campos incluiu a construção de um Porto na estrada do Itaguaí através de emendas orçamentárias. O próprio deputado e a vereadora em companhia da equipe técnica da Secretaria Estadual da Infraestrutura na pessoa do Secretário de Engenharia Gustavo da Silveira, da Coordenadora de Planejamento Lizandra Brugnara, do especialista em portos Sérgio Prado, o Técnico Naval Marco Antonio, o Projetista Augusto Santos, além de membros da comunidade que acompanharam de perto a visita.

O deputado Sinésio Campos afirmou que o maior problema para se desenvolver a agricultura no Amazonas e o escoamento da produção. “O trabalhador rural do Amazonas é um guerreiro, pois trabalha com todos os entraves possíveis e mesmo assim ele consegue plantar, colher e vender a produção. O que nos estamos fazendo é trabalhar para melhorar as condições de vida e de trabalho. Por isso existe a necessidade da construção de imediato do Porto fluvial do Itaguaí para melhor escoar a produção da região do Arari”, disse o deputado petista.

*Por Kennedy Lyra