MANAUS — Neste domingo (3), quase 100 mil estudantes do Amazonas participam do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 96.787 estudantes estão inscritos no estado.
A prova é a principal forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas de todo o país. Os estudantes farão questões de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia de provas, em 11 de novembro, serão avaliadas as habilidades em matemática e ciências da natureza.
Os portões dos locais de prova fecham às 13h (horário de Brasília), e a orientação do Inep é de que os inscritos cheguem com antecedência, pelo menos uma hora antes. A prova inicia às 13h30.
Dentre os inscritos, 46.683 estão concluindo o ensino médio na rede pública de ensino. Já 40 mil inscritos já concluíram o ensino escolar, e quase 11 mil são estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio que farão o exame apenas para testar os conhecimentos, conhecidos como “treineiros”.
As mulheres são maioria entre os candidatos, com 55.373 inscritas, enquanto 41.414 são do sexo masculino. A estudante Thais Lima, de 18 anos, sonha cursar medicina e aproveitou o “Aulão na Rede” da Rede Amazônica para revisar o conteúdo.
Para o dia da prova, os candidatos devem levar documento oficial com foto, caneta esferográfica transparente com tinta preta, lanche e água em garrafa transparente. O uso de celulares é vetado após a entrada na sala de aula.
O segundo dia de provas ocorre em 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro de 2025.