Presidente da CMM destaca novo sistema de consultas on-line laboratoriais da Prefeitura

Lançado esta semana pela Prefeitura de Manaus, o novo sistema de acompanhamento de exames laboratoriais pela internet, o Lab Online, foi destacado nesta quarta-feira (11) pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSDB). O parlamentar esteve presente no lançamento e exaltou a instantaneidade na informação, ao sugerir que a nova ferramenta terá um alcance maior, quando chegar também às comunidades da zona rural da capital amazonense.

“É algo impressionante. Agora vamos precisar fazer a logística para atender também as pessoas que moram na região rural, para que sejam alcançadas com a realização dos exames e possam receber os resultados sem nenhum atropelo”, disse o presidente.

O número de aproximadamente 4 milhões de serviços ambulatoriais realizado por ano pelo poder público municipal foi outro fator evidenciado por Joelson Silva, no sentido de que o Lab Online representa um suporte a mais para a atenção básica de saúde em Manaus.

As informações para o acesso ao novo sistema estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  Basta clicar no bannerLAB ONLINE MANAUS, ou diretamente no link .

Vale lembrar que, a inovação viabiliza a integração entre todos os postos de coleta de exames da prefeitura e os respectivos laboratórios distritais da Semsa, gerando cadastro único e histórico de exames do cidadão.

Voz da região

Ao se pronunciar na tribuna, durante o pequeno expediente, o presidente da CMM defendeu o prefeito Arthur Neto das críticas que vem recebendo na CMM e por parte da imprensa, sobre o discurso que o mesmo tem adotado em defesa da floresta amazônica. Para ele, Arthur é um grande amazônida, uma “voz da região” a ser ouvida e respeitada.

“Eu pude presenciar, com outras autoridades no Senado, as pessoas perguntando pelo prefeito. O Arthur é ouvido em qualquer lugar por onde ele passa, porque ele está preparado”, observou Joelson Silva. “Temos de agir de forma harmônica com essas autoridades que estão de olho na nossa floresta, desde que respeitem a nossa autonomia, e acho que o discurso do nosso prefeito tem ido por esse caminho”, acrescentou o presidente da CMM.

Transparente

Joelson Silva citou programas como o “Requalifica”, como exemplo de que o trabalho na cidade de Manaus tem sido feito de forma transparente e com resultados altamente positivos.

“Há muito tempo não se via um asfalto de alta qualidade em Manaus, que é caro, mas diz respeito a infraestrutura da cidade. Temos uma arborização com vários canteiros otimizados, refeitos em locais como a praça do Dom Pedro, no Alvorada, que são  recentes, mas frutos de um trabalho sério e coeso”, enfatizou.

Ainda na área de informatização, Joelson Silva destacou o datacenter como um dos sistemas mais modernos do país e que faz parte do pacote de ações que visa desburocratizar cada vez mais os trabalhos da prefeitura.

“Hoje, o contribuinte usa o celular para pagar tributos. Na rede municipal, a gente via as pessoas se batendo em filas para matricular os filhos, mas a administração do prefeito resolveu isso, com tecnologia”, finalizou o presidente da CMM.