‘Prepare os baldes’: 30 bairros de Manaus ficam sem água

A previsão é que o abastecimento seja normalizado gradativamente

MANAUS – Moradores de quatro zonas da capital receberão melhorias no sistema de abastecimento na próxima terça-feira (10). A concessionária Águas de Manaus realizará paradas programadas necessárias para a entrega de dois importantes serviços da empresa para a cidade: a finalização da implantação de uma nova adutora que beneficia bairros da zona Oeste e a manutenção de equipamentos do reservatório do Mocó, responsável por fornecer água tratada para diversas regiões de Manaus.

As paradas começam com a manutenção preventiva no reservatório do Mocó, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças. O trabalho vai trazer melhorias elétricas e mecânicas aos equipamentos da unidade, que é patrimônio histórico da capital amazonense. Por conta dos serviços no reservatório, os seguintes bairros das zonas Sul, Centro-Sul e Leste podem apresentar oscilações no abastecimento durante o período de manutenção.

São eles: São Lázaro, Lagoa Verde, São Francisco, Santa Luzia, Raiz, Educandos, Crespo, Colônia Oliveira Machado, Cachoeirinha, Betânia, Praça 14 de Janeiro, Petrópolis, Morro da Liberdade, Parque Dez, bairro da União, Parque das Laranjeiras, Japiim, Glória, Santo Antônio, Aleixo, Morada do Sol, N.S. das Graças, Adrianópolis, Coroado, Armando Mendes, Ouro Verde, Novo Aleixo, São José I e II e Distrito Industrial.

Os trabalhos no Mocó iniciam às 19h do dia 10 (terça-feira) e têm previsão de conclusão às 5h do dia 11 (quarta-feira). A água começa a retornar às torneiras gradativamente assim que o serviço for concluído. A previsão é que o abastecimento esteja normalizado por completo na região em até 24 horas após a conclusão da manutenção.

Nova adutora na Zona Oeste

Uma nova adutora de 800mm que sai da Ponta do Ismael, no bairro da Compensa, e alimenta os sistemas de abastecimento São Jorge, São Raimundo e Castelhana começa a operar neste mês. A modernização vai melhorar o abastecimento para cerca de 150 mil moradores nas zonas Oeste e Centro-Sul de Manaus.

Nas próximas semanas, uma etapa importante da obra será realizada: a interligação da nova adutora ao sistema de abastecimento. Para que tudo ocorra com a maior segurança possível, será necessário realizar três paradas programadas no abastecimento de água tratada na região. O fornecimento será interrompido nos dias 10 (próxima terça-feira), 17 e 26 de dezembro. O serviço precisa ser realizado desta maneira, em três etapas, por conta da complexidade da operação.

Na próxima terça-feira (10), os seguintes bairros podem apresentar oscilações no fornecimento de água durante os trabalhos: Santo Antônio, São Raimundo, Residencial São Raimundo, Conjunto Bancários II, São Jorge, Vila da Prata, J. dos Bares, Vivendas do Rio Negro, Condomínio Parque Sabiá, Presidente Vargas, São Geraldo, Chapada, Aparecida, Cj. Tocantins I e II, Cj. Jornalistas, Cj. Cidade Jardim e Condomínio Life Centro.

Os serviços iniciam às 13h e vão até às 3h da manhã do dia 11 (quarta-feira). A água começa a retornar assim que o serviço for concluído. A previsão é que o abastecimento esteja normalizado por completo nas regiões abrangidas em até 24 horas após a conclusão do serviço.

Modernização

O novo trecho da adutora de 800mm que entrará em funcionamento em dezembro tem aproximadamente 1.100 metros e começou a ser implantado há quatro meses, com obras concentradas na rua Raul de Azevedo, no Santo Antônio. A nova estrutura vai substituir duas antigas adutoras de 500mm, implantadas pelos ingleses na cidade há mais de 100 anos.

A modernização desta nova adutora de água tratada proporcionará uma maior segurança ao sistema e aos moradores da região. Além disso, os trabalhos de manutenção da rede de grande porte serão facilitados com a nova tubulação. O serviço faz parte dos investimentos para melhorias no abastecimento que a concessionária Águas de Manaus promoveu na cidade ao longo do ano.

Reserve água

Por conta da série de manutenções programadas, a concessionária reforça a necessidade de a população da cidade reservar e fazer o uso consciente de água nos períodos informados. Para minimizar os impactos, atividades que utilizam muita água, como lavagem de roupas, limpeza de casa ou similares devem ser evitadas pela população durante a parada programada. A concessionária ainda disponibilizará carros pipa para abastecer locais prioritários como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e escolas nas regiões que vão receber os trabalhos de melhorias.

A concessionária reforça o compromisso em oferecer saúde e qualidade de vida para a cidade e agradece a compreensão da população. Qualquer ocorrência que necessite intervenção da concessionária deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br, aplicativo Águas APP ou nos pontos físicos nos PAC´s e loja central da rua Leonardo Malcher.

*Com informações da assessoria

Comentarios