Prefeitura inscreve para curso de Cuidador Informal de Idosos

Entre os anos de 2008 e 2017, a Semsa capacitou 4.578 pessoas

A Prefeitura de Manaus inscreve até esta quarta-feira, 28/11, interessados para a nova turma do curso de Cuidador Informal de Idosos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O curso vai acontecer entre os dias 3 e 7 de dezembro, das 13h às 17h, no auditório do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

As inscrições podem ser feitas na sede do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont, no horário das 13h às 17h, e no Caimi Ada Viana, das 8h às 11h e das 14h às 17h. São ofertadas 40 vagas. Os interessados podem obter mais informações por meio dos telefones 3216-7754/3654-5475.

De acordo com a técnica responsável pelo Programa de Saúde da Pessoa Idosa do Disa Oeste, Graciete Andrade de Carvalho, a carga horária do curso é de 20 horas e não tem caráter técnico-profissionalizante, sendo em formato de capacitação.

“O objetivo é qualificar os cuidados que familiares e cuidadores oferecem aos idosos, sobretudo aos que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade”, informa Graciete Carvalho.

O conteúdo programático do curso vai abranger temas nas áreas de Enfermagem (Alterações fisiológicas/patológicas, Atividades de Vida Diária, Atividade Instrumental de Vida Diária e Cuidados em Primeiros Socorros; Fisioterapia (Prevenção de quedas, Atividade física, Autonomia e Independência); Medicina (Síndrome metabólica, Cuidados com Medicamentos, Quadros demenciais); Nutrição (Alimentação Saudável do Idoso); Odontologia (Saúde Bucal da pessoa idosa); Assistência Social (Proteção social e promoção da cidadania, Política Nacional da Pessoa Idosa e Prevenção de violência); e Psicologia (Cuidando do cuidador, Transtornos de humor e ansiedade).

O curso de Cuidador de Idosos é uma das ações desenvolvidas pela Semsa dentro do Programa Municipal de Saúde da Pessoa Idosa. São realizados cinco cursos ao ano, um em cada Distrito de Saúde (Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural). Entre os anos de 2008 e 2017, a Semsa capacitou 4.578 pessoas.