Prefeitura encerra prazo para remanejamento do Bolsa Idiomas neste domingo, 27

O programa contempla pessoas residentes em Manaus e que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo. (Foto: Divulgação / Semad)

Candidatos em situação de reserva no Programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus, têm até as 23h59 deste domingo (27) para fazer o remanejamento e garantir uma das 6.386 vagas disponibilizadas nesta fase do processo seletivo, pelo endereço eletrônico http://portalespi.manaus.am.gov.br.

 

O resultado da segunda chamada do programa será divulgado às 14h desta segunda-feira, 28/1, no portal, e a entrega de documentação para os selecionados será nos dias 30 e 31, conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que coordena o programa por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

 

O secretário da Semad, Lucas Bandiera, destaca que, nesta fase, 8.812 candidatos estão aptos a realizar o remanejamento. “São candidatos que preencheram os requisitos do programa, mas que ficaram em reserva. Agora podem escolher uma nova escola, turno ou até mesmo outro idioma”, explica.

 

O Programa contou nesta edição com 18.964 bolsas, de 50%, 75% e 100%, em cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim. Segundo a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, desde a sua criação, em 2013, o Bolsa Idiomas já ofertou mais de 111,8 mil vagas em cursos de idiomas para pessoas de baixa renda.

 

“No ano passado, visando melhorias no programa, sob o direcionamento do prefeito Arthur Virgílio Neto, foram realizadas mudanças na legislação que abriram a oferta de idiomas, permitindo o credenciamento de novas opções além de inglês e espanhol em seus processos seletivos e a ampliação do limite de renda de 1,5 para 2,5 salários mínimos por pessoa da família”, comemora Cyrino.

 

Para concorrer as vagas remanescentes, os candidatos já inscritos no portal atendem aos seguintes requisitos: ser residentes em Manaus, a partir de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público. As informações prestadas no sistema serão confirmadas na etapa de entrega de documentos.

 

Nesta edição, o programa conta com a parceria de 10 instituições: Argus, Aslan, Dom Bosco, Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.