Prefeitura de Manaus estende prazo de inscrições do Bolsa Idiomas

A seleção oferece bolsas de 50%, 75% e 100%.

As inscrições do processo seletivo para 14,9 mil vagas do Programa Bolsa Idiomas, da Prefeitura de Manaus, foram estendidas até às 23h59 do próximo dia 16/6. Os interessados podem conferir o edital e se inscrever pelo endereço eletrônicohttp://portalespi.manaus.am.gov.br.

O anúncio é da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), coordenadora do Programa. Nesta edição, a seleção oferece bolsas de 50%, 75% e 100%, em sete cursos de língua estrangeira: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim.

Entre os requisitos para participar, é preciso residir em Manaus, ter idade a partir de 16 anos, possuir renda familiar per capita não excedente a 2,5 salários mínimos, além de estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O candidato também não pode ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público.

O secretário da Semad, Lucas Bandiera, destaca que muitos candidatos deixam para a última hora e podem perder a oportunidade. “A inscrição no sistema é on-line e o candidato é responsável pelos dados que informa. Por isso, deve ler o edital com atenção, preencher os dados com cuidado, para que não seja eliminado”, frisa.

Esta é a segunda edição em que o Bolsa Idiomas aumentou o limite de renda familiar per capita de 1,5 para 2,5 salários mínimos e passou a ofertar novos idiomas, além dos tradicionais inglês e espanhol.

Nesta edição, o programa conta com 15 instituições parceiras: Achieve Languages Manaus, Argus Cursos e Treinamentos, Aslan Idiomas, CCAA, Cultura Inglesa, Digital da Amazônia, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fucapi, Icbeu, Inglês e Companhia, Multcursos, May Way Abroad, Nilton Lins -Yázigi, Quality Educação Profissional e Yes Idiomas.