Prefeito de Tonantins se defende de acusações feitas por vereadora

Pref. Lázaro Martins | Ver. Suelem Lofiego

O prefeito de Tonantins, Lázaro Martins, por meio de sua assessoria, emitiu nota de esclarecimento sobre acusações feitas pela vereadora Suelem Lofiego (MDB) que teria sofrido ameaças de morte ao denunciar desvios em uso de dinheiro do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Leia abaixo a íntegra da nota:

Meus amigos e minhas amigas de Tonantins, pais de família, jovens, crianças e a sociedade em geral!

Não haveria a necessidade de me pronunciar dessa forma e através desse meio, não fosse a possiblidade de alcançar o maior número de pessoas possível. E nesse momento é o que desejo.

Eu Lázaro de Souza Martins, conhecido pela grande maioria com o codinome de “Curica”, prefeito de todos vocês, com orgulho, dedicação e honra…

Há algum tempo, venho ouvindo, acompanhando e me decepcionando com a postura infantil, irresponsável e lamentável da vereadora Suelem, que a grande maioria tem conhecimento. O que a vereadora fez ontem, carece de minha parte uma satisfação a todos vocês, para que saibam que o meu silêncio, até então, não era falta de argumentos e sim falta de atenção, por entender que não valia a pena perder tempo com isso. Fato é meus amigos, que a vereadora Suelem, ao invés de ser portadora de boas notícias para promover Tonantins, ela lança mão dos argumentos mais sórdidos e mentirosos, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, em grande expediente, para disseminar calúnias, incitar o ódio, promover discórdia e a desordem e agora não posso me calar.

A vocês, pessoas de bem e que me conhecem, vale fazer uma reflexão de todos esses fatos, acolhidos por alguns parlamentares e fartamente publicado pela imprensa local. Fatos esses, que não se coadunam com a minha postura de homem público, de família, honesto, solidário e acima de tudo responsável. Utilizar a casa legislativa estadual, para me acusar de ameaças de morte, parafraseando fatos nacionais, é no mínimo, um absurdo, uma infantilidade, uma falta de respeito e responsabilidade com todos nós.

A vereadora, na sua fala, aborda temas de enorme gravidade, tanto para proferir, quanto para provar. Não é da minha conduta esse tipo de atitude. Sou um homem pacífico, solidário e conciliador. Nesses tempos, em que a grande maioria das pessoas duvidam de tudo e de todos, não teria êxito parlamentar por seis mandatos na Câmara Municipal, tão pouco teria sido eleito prefeito pela vontade da maioria.

O que é sabido e notório, que nesse momento, Tonantins está na mídia estadual com um tema nem um pouco agradável que possa promover o que de melhor temos a oferecer que é a marca de um povo guerreiro, corajoso, trabalhador e cumpridor dos seus deveres e obrigações. Nesse caso, a vereadora Suelem, não se importou em enredar através de mentiras para um público seleto o que de fato está na sua essência: seu ego narcisista em aparecer a qualquer preço, marca indelével de sua postura nas redes sociais quando publica sua foto no melhor ângulo possível, para impressionar seus seguidores. Essa é a verdadeira vereadora Suelem! A quem eu faço um apelo, pela experiência que tenho como vereador: Vereadora, venha comigo, vamos buscar juntos soluções para os problemas do nosso povo. Essa sua postura, em nada contribui para o bem de Tonantins.

Ao contrário da senhora, estamos incansavelmente buscando soluções para melhorar a vida do nosso povo, a saber:

Nesse momento estamos em Brasília, participando da XXII Marcha em Defesa dos Municípios, ouvindo das maiores autoridades e compartilhando em tempo integral das medidas municipalistas como a aprovação da PEC do 1% ao FPM; testemunhando os projetos para a nova formatação do FUNDEB que se encerra em 2020, aliás, assinamos o manifesto por um novo FUNDEB, com maior participação municipal; estamos atentos aos recursos, para a construção da Ponte Manaca, cujo projeto já esta aprovado pela área técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional, somente aguardando o empenho com grande apoio do Senador Eduardo Braga, nossa ponte é uma realidade visível; já temos cadastrado no plataforma SISMOB, a construção de uma UBS equipada; já temos cadastrado no portal de convênios SICONV a segunda etapa do Estádio de Futebol, cuja a primeira etapa já vamos inaugurar; estamos em plena execução das melhorias sanitárias domiciliares; estamos em fase de conclusão da licitação para a compra de um utilitário tipo pick-up, para assistência social, com recursos do ministério da defesa; reformamos o hospital Frei Francisco com recursos próprios, para citar alguns. Além disso, nossas obrigações administrativas correntes estão em dia, como folha de pagamento, fornecedores, material didático, medicamentos, merenda escolar, limpeza pública, dentre outros.

Quanto ao FUNDEB, abono 2018:

Não sou irresponsável, tão pouco leviano, obedeço a legislação e procuro aplicar os recursos dentro do proposto. A vereadora deveria se informar melhor como foi feito o cálculo para pagamento do abono. Sou exigente com a minha equipe quanto aos recursos dos 60% e dos 40% FUNDEB. Na ocasião, levantamos todo o montante recebido de receita do FUNDEB em 2018, dividimos o que era 40% e o que era 60% para pagamentos de encargos e professores e fizemos o rateio de acordo com o valor excedente. Se a senhora tivesse o cuidado em verificar o quanto foi pago aos professores, e quanto foi pago de encargos, do total arrecadado em 2018, verificasse, igualmente, o saldo destinado ao rateio e dividisse pela quantidade de cargas, iria chegar a bom termo, ao valor justo que cada professor recebeu. O que a senhora questiona quanto a disparidade dos valores pagos em 2017, é que não se ocupou em procurar saber que naquele ano a quantidade de cargas era infinitamente menor que em 2018, para vosso conhecimento. Essa explicação foi dada ao presidente do sindicato e nossas contas de 2018 estão devidamente fechadas com todos os porcentuais alcançados e a disposição dos órgãos de fiscalização e controle.

Se você pensa que me incomodou alardeando, má vereação dos recursos, especificamente do FUNDEB, está muito enganada. Isso e nem outro assunto me motivaria fazer ameaças dessa natureza, porque não é da minha conduta.

A verdade meus amigos tonantinenses, é que todos vocês me conhecem e sabem que sou incapaz de uma postura rasteira dessas. O que tenho feito é buscar soluções das mais diversas para o bem-estar de todos.

A propósito, já acionei o meu jurídico, para na medida e tempo certos, fazer de forma legal, a Vereadora Suelem PROVAR, todas as acusações a mim proferidas, sob pena de responsabilidade criminal.

Satisfeito pelo esclarecimento e a atenção de todos, elevo meu abraço saudoso e solidário!