População do interior também pode denunciar crimes pelo 181

A ligação é gratuita tanto na capital quanto no interior do Estado. | Foto: Divulgação / SSP-AM

A população que reside no interior do Estado também pode auxiliar os órgãos do sistema de Segurança a elucidar crimes fazendo denúncias pelo Disque 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

“O 181 é o canal oficial para denúncias. A plataforma é bem abrangente e o melhor de tudo é que a ligação é gratuita tanto na capital quanto no interior do Estado, de celular e de números convencionais, e é garantido o anonimato. Não há registro do telefone do denunciante”, garantiu o secretário executivo de Inteligência, Sandro Sarkis.

No primeiro mês deste ano, foram recebidas 873 denúncias, das quais 622 foram referentes ao tráfico de entorpecentes. O dado é semelhante ao do início do ano passado, quando foram recebidas 879 ligações da população. No ano inteiro de 2018, foram quase 11 mil denúncias.

Prisão – Na última semana, durante uma operação realizada no município de Lábrea (a 865 quilômetros de Manaus), nove pessoas foram presas e cinco adolescentes foram apreendidos durante o cumprimento de mandados de prisão.

Coordenador do Grupo Fera, o delegado Juan Valério, esteve no município e destacou a importância das denúncias anônimas para a localização dos suspeitos. Dois infratores foram encontrados após ligações ao serviço de denúncia anônima.

“A Segurança é um dever de todos e o cidadão tem que participar de forma proativa, ajudando a polícia no combate à criminalidade. Muitos casos já foram solucionados graças à colaboração da população. Denuncie!”, pediu Sarkis.

O Disque-denúncia 181 funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, em regime 24 horas. As ligações são gratuitas e anônimas.