Polícia alagoana mata acusado de assaltar secretário de Ministério da Segurança

A Polícia Civil de Alagoas matou um dos acusados de assaltar o secretário-executivo do Ministério Extraordinário de Segurança Pública, Flávio Basílio e sua mulher, na última sexta-feira (22), na Barra de São Miguel (AL). Os responsáveis pela operação deflagrada entre terça e quarta-feira (27) afirmam que o assaltante José Edilson Pinheiro da Silva, o “Sula”, atirou em policiais ao ser abordado, em Arapiraca (AL), invadiu uma casa e fez uma família refém, antes de ser morto quando voltou a atirar em policiais.

A operação que recuperou o celular de Flávio Basílio e outros 19 aparelhos telefônicos também capturou Alisson Correia da Silva, 21 anos, que de acordo com a polícia, ao ser interrogado, confessou o assalto ao membro do Ministério da Segurança e apontou para a participação do assaltante abatido pela polícia.

Além do celular do secretário executivo do ministério da segurança pública, outros 19 celulares foram apreendidos com o grupo. E outros acusados de integrar a associação criminosa foram presos por receptação e associação criminosa, na ação comandada pela Gerência de Recursos Especiais (GRE) da Polícia Civil de Alagoas, coordenada pelo delegado Fabio Costa e com o apoio do delegado Thiago Prado – Regional de Arapiraca. São eles: Cauê Ramos Ardana, 20 anos, Marcelo Augusto de Oliveira Freitas, 21, Rodrigo Hilário Meneses dos Santos, 24.

A Polícia Civil esclareceu que o crime ocorreu quando Flávio Basílio e sua esposa foram abordados por dois homens, enquanto caminhavam na areia da praia na Barra de São Miguel, que levaram joias e celulares.

De acordo com o delegado Fábio Costa, provas técnicas levaram a polícia até os assaltantes. E o acusado abatido na ação policial era conhecido na região por outros roubos semelhantes, pelos quais chegou a ser preso em julho de 2017, na companhia de outro integrante da associação criminosa.

Reação à abordagem policial

A Polícia Civil narra que, policiais se dirigiram ao município de Arapiraca para prender Sula, que ao perceber os policiais atirou em direção das equipes da Polícia Civil, fugiu em seu veículo e, em seguida, abandonou o carro e invadiiu uma residência pela janela.

“José Edilson, de arma em punho, fez uma família de barreira humana, colocando em risco inclusive uma criança de 6 meses de idade. Em dado momento as vítimas conseguiram se desvencilhar e se abrigar no banheiro. Nesse momento o acusado atirou contra os agentes da Polícia Civil que reagiram e ele acabou sendo atingido, sendo socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. José Edilson respondia por diversos crimes entre os quais, homicídios e roubos”, relatou o delegado Fábio Costa.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela juíza Renata Malafaia, após solicitação pela equipe da PC que já investigava o caso desde sábado (23), sem o conhecimento do delegado da Barra de São Miguel, José Sales, que chegou a dizer ao portal Gazetaweb que começaria a apurar o crime somente na terça-feira (26), quatro dias depois da ocorrência. Diário do Poder