Parlamentares da Aleam celebram os 354 anos de Manaus

Manaus, a exuberante capital do Amazonas, fundada em 1669 a partir da Fortaleza do Rio Negro, celebra com orgulho seus 354 anos de história neste 24 de outubro, mas não sem reconhecer os desafios que se apresentam. Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pontuam sobre a necessidade de buscar sabedoria e equilíbrio para promover o desenvolvimento econômico,por meio da Zona Franca e a preservação da Floresta Amazônica, além da segurança, saneamento básico, transporte, saúde e educação.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), enaltece a cidade onde nasceu e construiu toda sua história. “Sou cidadão de Manaus e a essa cidade devo tudo. Minha família, meus filhos, minha trajetória profissional. Neste dia comemorativo, só tenho a agradecer pelo povo acolhedor, batalhador e que sempre me abraçou. Trabalhar por Manaus e pelo Amazonas tem sido meu compromisso e orgulho diários. Que Deus abençoe nossa capital e a nossa gente”, declarou, acrescentando que, desde que entrou para a vida pública, tem se empenhado por melhorias para Manaus, por exemplo, com a luta incansável pela preservação da Zona Franca e os milhares de empregos que o modelo gera.

O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) acredita que o maior desafio enfrentado atualmente pela cidade é a segurança. “Tem que ter em conjunto: prefeitura com a guarda municipal, o estado com a polícia civil e polícia militar, fazer uma integração para melhorar a segurança na cidade de Manaus. Outro fator é o saneamento. Manaus é uma cidade que não tem, cresceu desordenadamente, e nesses bairros mais longes, certamente existe muita dificuldade com relação a saneamento, além do transporte urbano, que é deficitário e não serve à população. Nós somos uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes e não temos sequer um transporte rápido. como BRT”, lembra.

Dizendo-se esperançoso que daqui a 50 anos Manaus tenha um transporte eficiente e, em grande parte, saneamento básico, o deputado gostaria de dizer que Manaus é uma cidade sorriso como se dizia antigamente.

“Tenho muito amor por Manaus e tenho certeza de que daqui a 50 anos teremos uma cidade bem melhor para se viver, para se morar, com segurança, educação melhor para nossas crianças. Essa é a minha expectativa, a minha esperança e o que eu desejo a Manaus”, disse Adjuto.

Na visão da deputada Mayra Dias (Avante) os desafios enfrentados são complexos, mas não intransponíveis. “É importante destacar que a cidade também possui um histórico de conquistas que enchem de orgulho seus habitantes. O crescimento desordenado e o rápido aumento populacional na capital do Amazonas têm impactado a qualidade de vida da população, refletindo em questões como a violência, a infraestrutura precária e o tráfego caótico”, pondera.

A deputada acrescenta que esses desafios são agravados pelas mudanças climáticas, que afetam a estabilidade dos recursos hídricos, resultando em variações nos níveis dos rios e contribuindo para o aumento de incêndios na região metropolitana, inclusive em áreas urbanas.

“O poder público tem se esforçado para enfrentar essas questões, e na Assembleia Legislativa do Amazonas estamos empenhados em contribuir com iniciativas legislativas e solicitações que possam trazer benefícios significativos para a população de Manaus”, afirmou Mayra.

“Com as mudanças corriqueiras do mundo, a capital vai seguindo e evoluindo no que for necessário para o benefício da população. Um dos maiores desafios é progredir ambientalmente, buscando ser uma cidade mais sustentável para a população e para os animais”, afirma a deputada Joana Darc (União Brasil).

A deputada lista ainda obstáculos, como a violência urbana, principalmente com as mulheres. “Desejo uma cidade segura, uma cidade que ofereça o melhor atendimento na saúde, com o maior índice de educação do Brasil, e quem sabe do mundo, e a capital da consciência do amor e cuidado pela fauna e flora do nosso Amazonas. Mas, para isso, precisamos de uma geração mais consciente de que a educação é a chave para a transformação da nossa cidade”, destaca a deputada.

Planejamento

O deputado Dr. George Lins (União Brasil) defende a adoção de mais ideias criativas e planejamento que abram novos horizontes de desenvolvimento e crescimento econômico e social em benefício do seu povo. “Mais respeito ao Código de Postura da cidade; uma nova política de urbanização com o objetivo de desafogar o trânsito e reorganizar o Centro Histórico, dando segurança e dinamismo ao comércio e promovendo cultura e turismo; fortes investimentos em educação e saúde, incluindo, evidentemente, o saneamento básico. Mais investimentos em programas habitacionais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, famílias que, em função das secas e cheias sazonais dos nossos rios, são obrigadas a viver em áreas de alto risco, à mercê do fenômeno das ‘terras caídas’ e de outros acidentes consequentes da crise climática. São partes de um elenco de sugestões que temos em busca de uma Manaus verdadeiramente pujante, bem desenvolvida”, enumerou o parlamentar.

“Manaus é uma cidade de um povo caloroso, aguerrido, com uma culinária que a todos encanta e de belezas inigualáveis. Nestes 354 anos, reforço meu amor por esta cidade e pelo seu povo. Sou manauara com muito orgulho e estou aqui para lutar por esta terra e pela nossa gente. Parabéns, Manaus!”, disse Lins.

O deputado Cabo Maciel (PL) afirma que os manauaras são guerreiros e acolhedores, que merecem todas as conquistas que têm alcançado. “No entanto, ainda existem desafios que travam ainda mais o seu desenvolvimento, como a mobilidade urbana e a luta pela defesa da Zona Franca. Para isso, precisamos nos unir para buscar mais políticas públicas que favoreçam esses setores”, acredita.

Para o futuro, o deputado entende que a cidade tem tudo para ser a capital mais próspera, apesar dos desafios climáticos enfrentados nos últimos tempos. “Creio que a conscientização seja o caminho para uma cidade mais desenvolvida e preparada para os fenômenos da natureza. Espero que,num futuro bem próximo, possamos ter pessoas comprometidas com o direito à qualidade de vida da população”, declara.

Para o deputado Comandante Dan (Podemos), Manaus é uma cidade-estado e assim precisa de políticas públicas à altura. “Creio que o grande desafio é criar um pensamento estratégico que veja as diferentes áreas de maneira integrada, relacionando os programas sociais e a economia sustentável à segurança e à ordem pública. Também precisamos pensar fora da caixa. Velhas respostas não solucionam novas demandas”, avaliou.

Sobre como vê Manaus daqui a 50 anos, o parlamentar disse que isso depende do caminho percorrido e das escolhas que serão feitas.

Ainda sobre seu amor pela cidade, declarou. “Manaus recebeu meu pai e todos da minha família. Aqui estudamos, crescemos, alcançamos mobilidade social. Tenho uma gratidão imensa, que se traduz por amor a Manaus. Quero retribuir ainda mais as dádivas que recebi”, concluiu o parlamentar.