Operação Virtude apura denúncias de violências contra idosos em Presidente Figueiredo

As denúncias foram feitas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos.

Durante a Operação Virtude em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), apuraram denúncias de crimes contra pessoas idosas naquela localidade.

A Operação Virtude é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem foco no combate à violência contra a pessoa idosa.

Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, durante as visitas foi possível identificar que três idosos com idades entre 77 e 84 anos, eram vítimas de agressões físicas, ofensas, violência doméstica, discriminação e ameaça, e também por conflito de terra, praticados pelos próprios familiares.

“Foram três casos distintos que nós fizemos a apuração, levamos amparo e demos o suporte necessário para cada caso. Os procedimentos cabíveis serão adotados para que essas vítimas não tenham suas integridades violada”, ressaltou a delegada.

A Virtude ocorrerá ao longo de todo o mês de outubro, na capital amazonense e nos municípios do interior do Estado.

Denúncias

A PC-AM destaca que qualquer denúncia de violação de direitos da pessoa idosa pode ser denunciada anonimamente pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, bem como pelo 181, disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).