Operação Poraquê destrói dragas de garimpo ilegal no rio Juami, em Japurá

Duas dragas foram destruídas nesta semana, no eixo do rio Juami, no Amazonas, durante a Operação Poraquê, desencadeada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) junto a agências e Órgão de Segurança Pública.

Até o momento, tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) já percorreram 2.500 quilômetros, enfrentando percursos desafiadores pelos rios e florestas densas no ambiente de selva amazônico para executar ações pontuais.

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram com a tropa na destruição da draga. Além do ICMBio, existe a previsão da participação de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nesta operação.

O Exército Brasileiro segue atuando em ações de prevenção e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais na região de Tríplice Fronteira. As ações são baseadas em dados de inteligência fornecidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

Essa articulação de meios demonstra a eficiência operacional das tropas da 16ª Bda Inf Sl na capacidade de preparo e emprego da Força Terrestre em defesa da Amazônia, proteção de comunidades indígenas e fiscalização da fronteira com trabalhos sinérgicos interagências na região.

As atividades da operação estão voltadas para o combate a crimes como mineração ilegal de ouro, caça e pesca predatórias, tráfico de drogas e armas, além da preservação do meio ambiente na região.