Novas viaturas reforçam uso da tecnologia no combate à criminalidade no AM

(Tarcísio Heden/SSP-AM)

Com as novas 40 viaturas entregues às polícias Civil e Militar do Amazonas e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o Governo do Estado reforçou o uso da tecnologia como ferramenta primordial na segurança pública para combater a criminalidade. Outros equipamentos foram entregues para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, os veículos de alta tecnologia e equipamentos fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela própria secretaria, e são investimentos do Governo do Amazonas e Governo Federal.

“São viaturas com tecnologia embarcada, têm câmeras internas, câmeras externas, GPS e rádio. São 40 viaturas que estão sendo entregues para as nossas polícias, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e a própria secretaria. Tudo isso [entregas] para reforçar os nossos materiais em combate à criminalidade”, disse.

Para o comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, o uso da tecnologia para combater a criminalidade no Estado é um grande legado do Governo do Amazonas. “Esses equipamentos vão ser de extrema valia no combate à criminalidade. São viaturas com tecnologia embarcada, que permitem fazer a leitura, tanto facial quanto de placas. Esse sistema ainda será integrado ao paredão, estamos trabalhando essa parte tecnológica, mas logo, essas viaturas estarão patrulhando lendo, na frente delas, o carro roubado ou sendo buscados pelo paredão”, enfatizou.

Distribuição

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, há 40 dias, as forças de segurança receberam viaturas do governo. Ele explicou como serão distribuídas as novas entregas de veículos para a corporação. “Iremos implementar boa parte [das viaturas] na região norte da cidade. Na outra entrega, há 40 dias, o governador entregou 50 viaturas novas, sendo que 35 foram para zona leste e 15 foram para zona norte. Agora, complementamos com mais 15 na zona norte, ficando então 35 em duas das maiores zonas e com maior mancha criminal da cidade”, explicou.

Equipamentos

As forças de segurança do Estado também receberam 480 coturnos para os servidores, uma embarcação também de alta tecnologia, mais de dois milhões de munições e cinco detectores de metais. “Materiais que vão fazer com que a nossa polícia possa desempenhar, de forma melhorada, as suas funções. Com a entrega de viaturas, munições, vai facilitar o nosso trabalho e fazer com que nossos policiais tenham mais munições para treino”, destacou a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz.

Amazonas Mais Seguro

Lançado em julho deste ano, o programa Amazonas Mais Seguro está inserido no Plano Estadual de Segurança Pública e contém várias ações e entregas já realizadas pelo Governo do Amazonas.

*Com informações da assessoria