‘Nobel’ da matemática recebe nova medalha Fields após furto no Rio

Caucher Birkar com nova medalha Fields que recebeu no começo da tarde deste sábado (4) © Gabriela Bridi/GloboNews

O matemático iraniano Caucher Birkar recebeu uma nova medalha Fields neste sábado (4) após ter sido furtado dentro do Riocentro, momentos após ter recebido a comenda pela primeira vez.

Durante o discurso, ele agradeceu a presença de todos e contou a sua versão dos acontecimentos.

“Muito obrigado por estarem aqui pela segunda vez nessa cerimônia. Eu estava sentado na primeira cadeira e, quando a cerimônia terminou, as pessoas vieram me dar os parabéns e eu deixei as coisas na cadeira. E então alguém veio por trás”, destacou, sobre o momento que foi furtado.

A polícia já identificou dois suspeitos de terem roubado a medalha e divulgou um vídeo que seria do momento que a mochila com os pertences do matemático foi levada. Ninguém foi preso ainda.

A medalha é considerada a maior honraria da Matemática mundial e é concedida a dois, três ou quatro matemáticos com menos de 40 anos. O prêmio é distribuído a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina. A medalha Fields é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil.

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio, na última quarta (1º).

Além de Birkar, também receberam a medalha Fields o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh.

Caucher Birkar é de origem curda e foi para o Reino Unido como refugiado. Lá, ele é professor da Universidade de Cambridge.

Fonte: G1