MPAM pede anulação de concurso da Câmara de Manaus por suspeita de favorecimento

Cerca de 20 mil candidatos se inscreveram para competir pelas 80 vagas oferecidas.

MANAUS, AM — O Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitou a anulação do concurso público realizado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) para os cargos de Procurador Legislativo e Médico, sob suspeita de favorecimento a parentes de servidores. O órgão instaurou um inquérito civil para apurar as irregularidades, conforme publicado no Diário Oficial do MPAM no dia 27 de fevereiro. O promotor de Justiça Armando Gurgel identificou que Jordan de Araújo Farias e Milka Bringel, genro e filha do Procurador Legislativo Silvio Bringel, teriam sido beneficiados de forma indevida.

No documento, o promotor destacou que houve violação direta das normas de transparência e impessoalidade no processo. “A atuação de fato do Procurador Legislativo nos certames referentes aos cargos para os quais concorreram seus parentes coloca sob suspeição a lisura do concurso”, afirmou. Além disso, foram constatadas falhas graves, como a falta de anonimato, violação do malote das provas e problemas na elaboração do gabarito, comprometendo ainda mais a idoneidade do certame.

Diante das irregularidades, o MPAM pediu a anulação do concurso e a contratação de uma nova banca examinadora para realizar um novo certame para os cargos de Procurador Legislativo e Médico. Até o momento, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) não se manifestou sobre o caso, deixando a população e os candidatos sem esclarecimentos sobre os próximos passos.