Ministro Moro inaugura Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública em Manaus

Centro terá união entre órgãos de segurança de estados da Região Norte com o Ministério se Justiça para combate a crimes. ─ Foto: Patrick Marques

MANAUS – O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou nesta sexta-feira (13) um Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-N) em Manaus. Na cerimônia, houve a assinatura de termo de cooperação técnica para efetivar a adesão dos estados ao centro.

O ministro Sérgio Moro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, governadores de Acre, Roraima e Rondônia, além de representantes de outros estados do Norte participaram do evento na capital do Amazonas.

Por meio do termo de cooperação técnica, as forças de segurança dos estados que compõem a região devem atuar de maneira conjunta para o combate ao crime organizado em nosso país, com elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência.

Na ocasião, o ministro Sergio Moro disse que a implementação do CIISPR permite a integração do Ministério da Justiça com os governos do Norte.

“Basicamente, a ideia é que nós reunamos, no mesmo ambiente de trabalho, agentes de segurança pública de todos os estados, do Governo Federal e de agências relacionadas e comprometidas com a segurança pública. Isso permite que nós tenhamos o compartilhamento de banco de dados, inteligência, permite que possamos ter um diagnóstico mais preciso das necessidades de justiça e segurança pública, da Região Norte”, disse o ministro Sérgio Moro.

Os governadores dos estados do Norte que participarão do CIISPR também acreditam que, a partir da criação do Centro, a troca de informações pode ser crucial para o combate aos crimes.

“Isso vai ser importante para o combate ao tráfico de drogas, tráfico de armas, biopirataria, crimes ambientais. Tudo isso é uma conquista para o Estado. Só trabalhando em parceria, conseguiremos combater de maneira efetiva a criminalidade”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Além do Centro Nacional, também já estão em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE), em Fortaleza (CE), e o Centro Integrado de Inteligência de Segurança pública – Regional Sul, em Curitiba (PR).

Por G1