Mais de 3 mil urnas eletrônicas chegam ao interior do AM

Apenas quem estiver com a situação toda em ordem poderá votar em trânsito.

Mais de 3,5 mil urnas eletrônicas já foram enviadas para polos de votação no interior do Amazonas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Os equipamentos são enviados às localidades de destino por meio de transporte rodoviário, aéreo ou fluvial. Em todo o estado, 2.428.098 eleitores estão aptos à votar no domingo (7) em 1.511 locais de votação.

Desde o dia 5 de setembro as urnas começaram a ser enviadas para o interior do estado. Até a segunda-feira (1), 3.525 urnas eletrônicas chegaram em 14 municípios diferentes.

Os municípios que receberam as urnas, segundo o TRE, foram: Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Parintins, Eirunepé, Maués, Manacapuru, Itacoatiara, Careiro da Várzea e Presidente Figueiredo.

Apenas Anori e Careiro da Várzea ainda aguardam a chegada das urnas. De acordo com o cronograma de envio das urnas para o interior, os equipamentos destinados a essas localidades saíram de Manaus nesta terça e devem chegar no mesmo dia aos seus destinos.

Além das urnas, são enviados, segundo o TRE, outros equipamentos como as baterias e cabos que devem ser utilizados. Foram mais de 28 toneladas de equipamento encaminhado para o interior.

O município de Itacoatiara, a 176 km de Manaus, foi o que recebeu o maior número de urnas eletrônicas. Ao todo, foram 414 equipamentos enviados para a cidade. A localidade conta com 66.385 votantes. O município de Atalaia do Norte, a 1.138 km da capital, foi o que recebeu o menor número de urnas, apenas 40.

A maioria das urnas foi enviada por transporte fluvial. Apenas no polo de Eirunepé os equipamentos chegaram de avião. Em outros municípios, as urnas eletrônicas foram enviadas por transporte rodoviário.

(G1)