José Ricardo cobra mais uma vez da Susam melhorias no João Lúcio

Dep. José Ricardo

O deputado José Ricardo usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (15), para cobrar mais uma vez do Governo do Estado melhorias para área da Saúde no Amazonas. Ele relatou que recebeu denúncias de usuários a respeito da precariedade do atendimento aos pacientes nas unidades de saúde do Estado, principalmente, no Hospital João Lúcio, unidade que ele fiscalizou recentemente e que constatou a falta UTI móvel e de  equipamentos fundamentais para salvar vidas, como tomógrafo, além de poucas ambulâncias e funcionários para a parte essencial, já que há muitos terceirizados que estão, inclusive, com salários atrasados há quatro meses.

Além disso, lembrou que um portal de notícias publicou hoje que a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está prometendo consertar o tomógrafo do Hospital João Lúcio brevemente, após denúncias que ele fez sobre esse problema.

Ele destacou ainda que a demanda do João Lúcio é bem maior do que a quantidade de leitos. Isso resulta em superlotação, pessoas em macas espalhadas pelos corredores e o péssimo atendimento. “Tem tantos recursos destinados para área da saúde, mas que não está sendo utilizados para esta destinação. O hospital atende uma média de mil pacientes por mês, já que é o maior pronto-socorro da cidade, referência em traumatologia. E, mesmo assim, não supre a grande demanda, porque é preciso uma ampliação e reforma. Enquanto isso, os pacientes são atendidos de qualquer jeito. Também é um absurdo numa unidade dessa importância ter somente um aparelho de tomografia e, ainda por cima, quebrado por falta de manutenção”, disse José Ricardo.

Ele disse ainda que há uma grande fila de espera para realização de alguns procedimentos médicos, como cirurgias, exames e atendimentos especializados, dentre eles, o exame de tomografia, no entanto, não há nenhum avanço. Enquanto isso, o governador gasta milhões em publicidade pessoal, exaltando a sua gestão. E não faz auditoria nos contratos, que é uma dos principais meios de desvio de recursos. Diante disso, ele anunciou que vai, mais uma vez, encaminhar relatório sobre essa fiscalização e sobre as denúncias para Susam.