Governo do Amazonas lança Operação Réveillon 2020

A Operação Réveillon 2020 foi lançada nesta terça-feira (31) pelo Governo do Amazonas. As ações vão contar com mais de 2,5 mil servidores do sistema de Segurança Pública do Estado em um trabalho focado em garantir a paz nos festejos pela passagem de ano em Manaus e no interior.

Segundo o governador Wilson Lima, o sistema prisional também montou planejamento para a virada do ano e estará mobilizado durante a festividade.

“Só nesse mês de dezembro, já fizemos duas revistas, a última foi realizada ontem, na unidade do Puraquequara. E nós temos um ‘patrulhão’, que é formado por policiais das forças especiais, que passam a noite fazendo patrulha nas muralhas para evitar que qualquer incidente aconteça. E, se isso acontecer, a polícia deve agir rapidamente para conter essa situação”, frisou.

Os preparativos para a Operação Réveillon 2020 envolveram ainda a elaboração de um plano de contingência para as unidades de saúde que ficam próximas aos locais de festas públicas.

POLÍCIA MILITAR

Em toda a capital, o efetivo empregado pela Polícia Militar será de 1,5 mil servidores, enquanto no interior a operação empregará mais de 800 policiais. Durante a operação em Manaus, os agentes farão a segurança da população nos locais onde acontecem as festas de Réveillon gratuitas, como Ponta Negra, Cidade Nova, Educandos, Viver Melhor e Colônia Antônio Aleixo.

Só para a festa de virada do ano na Ponta Negra, estarão mobilizados mais de 850 PMs. O efetivo também vai contar com 82 viaturas (entre carros e motocicletas), três lanchas e uma aeronave.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil do Amazonas irá reforçar a operação com 140 policiais, que estarão de plantão nos Distritos Integrados de Polícia (DIP). Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães.

A Delegacia Móvel estará posicionada no Complexo Turístico Ponta Negra. A unidade móvel contará com a presença de um delegado, um escrivão e três investigadores, para reforçar o atendimento a eventuais ocorrências durante o Réveillon de Manaus, que irá acontecer naquela área da cidade.

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, situada no bairro Parque 10, na Zona Centro-Sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), situada no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste da cidade; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), localizada no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), situada no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.

O 9º DIP, localizado na primeira etapa do bairro São José, na zona leste da capital; o 10º DIP, situado na segunda etapa do bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste da cidade; a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste da capital; e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), no bairro Alvorada, também na Zona-Centro Oeste, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.

A Polícia Civil também irá disponibilizar equipes de pronta resposta, formadas por integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), DERFD e DERFD, para atender, caso haja, ocorrências de complexidades.

TRÂNSITO

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará operação Lei Seca das 18h do dia 31 de dezembro até às 6h do dia 1º de janeiro, em Manaus. A fiscalização contará com um efetivo de aproximadamente 80 agentes de trânsito do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

O Departamento realizará ações em cinco locais, sendo três pontos fixos e dois itinerantes, que atuarão em diversas zonas da capital. A fiscalização contará com o apoio de 30 viaturas e oito motocicletas. Além da ação de fiscalização, o Detran-AM também atuará com orientações educativas por meio da Gerência de Educação para o Trânsito.

“A gente entende que, com essa cobertura, vai conseguir o nosso objetivo, que é oferecer segurança no transito, reduzir o número de acidentes e tentar ao máximo não ter vítimas fatais nessa virada de ano. Esse é o nosso objetivo: ter um trânsito seguro nessa virada de ano”, afirmou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

CORPO DE BOMBEIROS

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Danízio Valente, 80 bombeiros militares estarão estrategicamente posicionados nos principais pontos de comemoração na cidade para prevenção e atendimentos.

Serão montadas equipes de serviço operacional durante a terça-feira (31) na Orla do Amarelinho, Shopping Phelippe Daou e Ponta Negra. Além das demais guarnições, que permanecerão em prontidão em todos os postos da capital.

O CBMAM contará com dez viaturas, sendo três Auto Bomba Tanques (ABTs), para combate a incêndios, salvamento veicular e corte de arvore; uma lancha; um jet ski; um Auto Transporte Pessoal (ATP), para deslocamento da tropa; duas unidades de resgate (UR); e duas viaturas de apoio rápido (AR).

Além das equipes de guarda-vidas, foram empregadas duas viaturas aquáticas, sendo uma lancha com dois bombeiros militares e um jet ski com condutor, para reforçar o atendimento na Praia da Ponta Negra ao longo desta terça-feira.

No interior do estado, serão acrescentadas guarnições extras para os municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru e Humaitá, para atuarem na orla e área central. Os demais municípios seguem com o serviço dos postos e efetivo ordinário durante toda a festividade.