Em alusão à campanha Novembro Azul, o deputado Dr. George Lins (UB) realizou, nesta terça-feira (14/11), uma palestra no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para destacar a importância dos exames de rastreio no combate ao câncer de próstata. A palestra faz parte das ações do projeto-piloto Segurança Azul, uma iniciativa da CBMAM em parceria com o parlamentar.
Médico urologista com mais de dez anos de atuação, Dr. George ressaltou a importância da campanha Novembro Azul para incentivar os homens a cuidarem de sua saúde, com especial atenção ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“O diagnóstico precoce é uma ferramenta fundamental para salvar vidas, por isso a relevância de iniciativas de conscientização como esta para combatermos o câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens. Em nome do comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, agradeço ao Corpo de Bombeiros pela oportunidade de discutir esse tema de extrema importância para a saúde masculina”, enfatizou o deputado.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda consultas regulares a urologistas para homens a partir dos 50 anos. Para aqueles com 45 anos, histórico familiar positivo de câncer de próstata ou de ascendência negra, a orientação é buscar atendimento médico para realização dos exames de rastreamento.
Segundo dados do Inca, o Brasil projeta cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata anualmente no triênio 2023-2025. Para o Amazonas, estima-se o registro de 570 novos casos em 2023.
Projeto Segurança Azul – Idealizado pelo CBMAM, o projeto visa o rastreamento e a identificação precoce do câncer de próstata em militares da ativa com 40 anos ou mais no Corpo de Bombeiros do Amazonas.
A corporação é pioneira no Brasil na implementação de um programa de rastreamento e monitoramento anual para todos os seus militares do sexo masculino com mais de 40 anos, visando detectar precocemente o câncer de próstata. O deputado Dr. George Lins é o padrinho do projeto.