FPDA realiza panfletagem de conscientização para o autista

Segundo o parlamentar, há pessoas que estão com um autista dentro de casa e, por desconhecimento, não estão dando o tratamento necessário

Na data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autista, 2 de abril, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Autista da Câmara Municipal de Manaus (FPDA/CMM), vereador Álvaro Campelo (PP), esteve na manhã de hoje (2), realizando panfletagem de divulgação e conscientização referente ao dia, na Bola do Eldorado, Zona Centro-Sul da cidade.

Para Álvaro Campelo, estar nas ruas divulgando o autismo ajuda a combater o preconceito e a falta de informação sobre o assunto. “Há pessoas que estão com um autista dentro de casa e, por desconhecimento, não estão dando o tratamento necessário”, disse o parlamentar, durante a sessão ordinária nesta manhã, que se pronunciou sobre a data.

A iniciativa teve a participação de entidades ligadas à causa, como a Associação Superando Limites (ASL). “Estar nos semáforos, nesta data, é mais do que uma ação simbólica, é um grito para que as autoridades olhem os autistas com mais respeito”, disse o presidente da ASL, Clory Pistore.

Na tribuna da Câmara, o parlamentar louvou a iniciativa da Prefeitura de Manaus, que tem implementado políticas públicas de atendimento aos autistas e que irá ampliar, por meio da criação do Centro Dia destinado a ser referência para o atendimento não apenas aos autistas, mas a todos os portadores de deficiência em Manaus.

Os sinais característicos do transtorno, que permitem o reconhecimento do autista, seus principais direitos na sociedade, os  trabalhos realizados pela Frente Parlamentar e depoimentos de representantes de entidades de apoio aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazem parte do informativo produzido e distribuído pelo vereador. A divulgação continuará hoje à tarde, na avenida Constantino Nery.