Festival da Semana do Bebê Manauara promove palestra em Cmei da zona Sul

© Luiz Eduardo Cruz/Semed

Como parte do Festival da Semana do Bebê Manauara, unidades municipais estão oferecendo palestras e oficinas aos pais e responsáveis sobre alimentação saudável e higiene do bebê. Nesta sexta-feira, 24/8, foi a vez do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odete Puga, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus realizar programação sobre o tema. As atividades do Bebê Manauara acontecem até o fim do mês de agosto em comemoração ao “Agosto Dourado”, promovido pela Prefeitura de Manaus.

O festival é coordenado pelo Grupo de Trabalho da Primeira Infância Manauara, composto pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), além do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), United Way Brasil e Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Participaram do evento, aproximadamente, 130 pessoas, entre mães e responsáveis, que visitaram as salas temáticas, onde receberam orientações sobre a caderneta de saúde da criança, ações educativas em Saúde Bucal e espaços dedicados às crianças com contação de histórias.

Para a especialista em primeira infância da United Way Brasil, Liese Serpa, muitos pais não conhecem as informações que constam na caderneta de saúde da criança, muitos prestam mais atenção na parte destinada às vacinas.

“A caderneta é dividida em duas partes, a primeira contém informações sobre alimentação, desenvolvimento e segurança para criança. A segunda está relacionada ao cuidado da equipe de saúde, com registros das vacinas, gráficos que correspondem ao crescimento da criança e hoje, pudemos esclarecer várias dúvidas sobre o documento”, informou Liese.

O Cmei atende, atualmente, 430 alunos, de 3 a 5 anos e, de acordo com a gestora da unidade, Amanda Macanoni, os pais e responsáveis sempre participam das atividades, buscando interagir com a família. “É sempre bom ter a família vivenciando a rotina das crianças e hoje, eles terão uma manhã de aprendizagem com orientações sobre assuntos importantes no desenvolvimento das crianças”, observou.

A dona de casa, Aline Lemos, mãe dos irmãos Carlos Alexandre e Ana Bella Lemos, de 4 e 5 anos, participou da palestra sobre a Higiene Bucal. Ela contou que sempre cuidou da higiene bucal das crianças, mas percebeu que não fazia da forma correta. “Eu não prestava atenção no movimento da escovação, achava que era simplesmente escovar, mas agora sei que deve ser de cima para baixo, não esquecendo a língua e também o céu da boca. A orientação serviu para mim também”, explicou Aline.