Festejos comemoram o Dia de Nossa Senhora da Conceição em Manaus

© Divulgação

Neste sábado, 8/12, a capital amazonense e pelo menos 170 cidades brasileiras festejam o dia de Nossa Senhora da Conceição. A santa é considerada pelos católicos como a padroeira de Manaus e do Estado do Amazonas. Ofícios, missas e procissão estão na programação da Catedral Metropolitana de Manaus, situada no Centro Histórico da capital, que promoverá, ainda, a Feira da Solidariedade e uma cicloprocissão em alusão à data. Toda a programação conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Segundo o pároco da Catedral, padre Hudson Ribeiro, são 359 anos de tradição de festa de Nossa Senhora da Conceição no Estado, que este ano traz como tema “Acolhei-vos uns aos outros como Cristo nos acolheu”, buscando incentivar a população a ser mais acolhedora e prezar pelo respeito ao próximo, como a presença dos venezuelanos na capital.

“A gente sabe da expressiva chegada desses estrangeiros, e temos trabalhado incessantemente para acolher essas pessoas de forma que elas se sintam abraçadas e possam encontrar o refúgio que vieram em busca. A gente quer a igreja cada vez mais acolhedora, uma sociedade que imprima uma cultura da acolhida. Temos diferenças culturais, uma fronteira que nos separa, mas em Cristo todos somos irmãos e irmãs”, explicou o pároco da Catedral.

Em Manaus, as festividades em honra à Nossa Senhora da Conceição iniciaram no dia 29 de novembro, com o novenário voltado à santa. Durante a semana, celebrações eucarísticas e adorações reuniram fiéis na catedral.