Ex-primeira-dama Nejmi Aziz é presa durante Operação Vertex

Oito pessoas foram presas durante operação que investiga corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Nejmi Aziz, esposa do senador e ex-governador do Amazonas Omar Aziz, foi presa pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (19). Ela é um dos alvos da operação Vertex, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa. Foram oito pessoas presas em Manaus, entre elas, além de Nejmi, três irmãos de Omar.

Nejmi é vice-presidente estadual do PSD-AM e nas últimas eleições concorreu ao cargo de deputada estadual, mas não foi eleita. Seu marido, Omar Aziz, foi governador do Amazonas entre os anos de 2010 e 2014. Desde 2014 ele ocupa vaga no senado. Em 2018 Omar tentou a reeleição ao governo, mas terminou em quarto lugar.

Os três irmãos de Omar Aziz, presos ao longo da manhã desta sexta, não tiveram os nomes divulgados. Além dos oito presos em Manaus, a operação cumpriu um 9º mandado de prisão em Brasília.

A Polícia Federal, em pronunciamento durante coletiva de imprensa em Manaus, afirmou que não citará o nome de alvos das investigações.

“A investigação não se encerrou. A partir desse momento, os investigados e testemunhas passam a ser ouvidas e apresentarão suas versões. Versões, essas, que podem alterar as hipóteses criminais. Não trabalhamos com pré-julgamentos. E é um padrão nosso, da Polícia Federal, de não tratar o nome de alvos”, afirmou o delegado da PF, Alexandre Teixeira.

Ao G1por meio de nota, a assessoria de imprensa de Omar Aziz informou que o senador está reunido com advogados em casa. Após esse encontro, a assessoria do político vai se posicionar sobre o caso. A reportagem não conseguiu contato com a defesa da ex-primeira-dama.

Por G1