Estátua de 400 kg, da mãe de Marechal Deodoro, é furtada no Rio de Janeiro

Mobilizacão nas redes sociais tenta localizá-la antes que seja derretida . ─ Foto: Carolina Ribeiro

Uma campanha está em curso na internet para se encontrar a estátua da mãe do Marechal Deodoro, o primeiro presidente do Brasil. A peça, de 400 quilos, aproximadamente, foi arrancada do monumento em homenagem ao proclamador da República, próximo à Praça Paris, na Glória.

O alerta foi dado pela arquiteta e pesquisadora Vera Dias, em um post nas redes sociais, no sábado à noite (16). “Pesa cerca de 400 kg em bronze, tem quase 2 metros de altura. Não pode estar passeando por aí! Divulguem a foto…”, escreveu. O número informado para quem tiver qualquer informação é o da Prefeitura: 1746.

Vera é a autora de “Os Monumentos do Rio, inventário 2015”, escrito com Alexei Bueno e organizado por Victor Burton (Nau das Letras Editora. 2015).

A ideia da campanha é inviabilizar a venda da peça em ferro-velhos. Um movimento semelhante salvou da destruição outra relíquia do acervo urbano municipal, “O Escoteiro”, roubada em abril do ano passado. A peça reapareceu algumas semanas depois em pedaços na Praia do Flamengo.

Boletim de ocorrência nesta segunda-feira

A Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, comunicou, através de uma nota, que fará o boletim de ocorrência nesta segunda-feira, na Delegacia do Centro. “Assim, a polícia dará início à investigação do caso. A escultura pesa cerca de 400 quilos, tem em torno de dois metros de altura e representa a mãe do Marechal, D. Rosa Paulina da Fonseca. Quanto à falta de parte do gradeamento, a subsecretaria de Conservação vai programar a reposição do gradil no local”.

Segundo a nota, a Gerência cuida, atualmente, de 1.371 monumentos (bustos, esculturas, estátuas, relógios e chafarizes), um dos maiores acervos do País. “O órgão também mantém um contrato para manutenção no valor de cerca de R$ 900 mil, e os monumentos sob a tutela do município são vistoriados e os reparos necessários, como limpeza, conserto hidráulico, elétrico e reposição de pequenas peças, programados para que sejam executados pelo contrato. No caso de vandalismo ou furto de grandes peças é necessário fazer um levantamento orçamentário, para abrir uma licitação para que seja feita a restauração e reposição”, informou.

Fonte: AGÊNCIA GLOBO