sábado, 24 de outubro de 2026.
Início Brasil FAB destrói helicóptero clandestino vindo da Venezuela em Roraima

FAB destrói helicóptero clandestino vindo da Venezuela em Roraima

A Força Aérea Brasileira interceptou e destruiu um helicóptero que entrou clandestinamente da Venezuela para o Brasil nesta quinta-feira, 22 de outubro. A aeronave voava sem plano de voo e sem matrícula e fez um pouso forçado após ser abordada pela Defesa Aérea.

A ação ocorreu na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) 41, área de controle especial estabelecida pela FAB sobre Roraima e no entorno da Terra Indígena Yanomami para combater voos clandestinos e o garimpo ilegal.

Voo baixo e sem matrícula

A aeronave irregular, um Robinson R44 preto, voava em baixa altitude quando foi detectada. O caça A-29 Super Tucano, usado em missões de defesa aérea, foi acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e realizou os procedimentos de averiguação e reconhecimento previstos nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Segundo a FAB, o helicóptero voava sem plano de voo emitido. Ao ser interceptado, o piloto não colaborou com a Defesa Aérea e fez um pouso forçado na mata, a cerca de 100 quilômetros de Boa Vista.

Aeronave encontrada abandonada e destruída

Na sequência, um helicóptero H-60 Black Hawk, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano, foi enviado ao local para verificar a situação. Quando a equipe de fiscalização chegou, a aeronave já estava abandonada e sem ninguém.

Uma equipe da Força Nacional de Segurança Pública também foi deslocada para a região para adotar as providências cabíveis, entre elas a destruição da aeronave suspeita. A destruição ocorreu no solo, após o piloto fugir do local.

A FAB não informou se havia carga ilícita a bordo. A ocorrência será investigada pela Polícia Federal.