Eleitores vão às urnas escolher novos conselheiros tutelares

Neste domingo, 6/10, aconteceu a maior e mais elaborada eleição para a escolha dos Conselhos Tutelares do município, para o quadriênio 2020-2023, coordenada pela Prefeitura de Manaus. É a primeira vez que serão utilizadas urnas eletrônicas no pleito para a escolha de conselheiros. São 495 urnas distribuídas em 145 escolas. O número de concorrentes também é um recorde, com 256 candidatos aptos a disputarem as vagas do processo eleitoral por zona.

O uso das urnas eletrônicas foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , oferecendo uma eleição com mais transparência e exatidão, além de agilidade na apuração dos votos.

Quem coordenou o processo eleitoral foi o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), estrutura vinculada administrativamente à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Estamos aqui exercitando a nossa cidadania e a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares é extremamente importante, porque estamos falando de pessoas que vão ter a missão de proteger a nossa infância e juventude. E nesta edição, a Prefeitura de Manaus teve a preocupação de se unir ao CMDCA, TRE-AM e Ministério Público para que nós tivéssemos um pleito correto”, enfatizou a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, que votou na escola municipal Thomás Meireles, bairro Petrópolis, na zona Sul.

Para a presidente interina do CMDCA, Ana Maria Carvalho, essa é uma eleição completamente organizada e transparente. “Toda essa eleição está sendo grandiosa. Nós estamos com mais de 20 secretarias da prefeitura envolvidas no pleito para que tudo fosse realizado com tranquilidade. Toda a estrutura montada é digna de uma eleicao tradicional. Tivemos toda uma logística de funcionários públicos e bolsistas do Programa Bolsa Universidade envolvidos para que pudéssemos prestar o melhor atendimento aos eleitores”, disse. A presidente do interina do CMDCA votou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, no Parque das Nações.

Mais de 3 mil trabalhadores, entre servidores e bolsistas de todos os órgãos municipais, esteviram envolvidos na eleição, além de servidores do TRE-AM.

Na escola estadual Julia Bittencourt, localizada na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, foram colocadas cinco urnas. De acordo com a coordenadora do pleito na escola, Maria Idete, sua equipe foi composta por 25 pessoas e tudo seguiu dentro da normalidade.

“Não tivemos nenhum problema. A votação está sendo rápida, pois as urnas eletrônicas deixaram o processo mais ágil”, explicou Idete.

Morador do bairro, Antônio Fernando Mendes chamou a atenção para a importância da comunidade escolher com consciência seu conselheiro tutelar.

“Temos visto nossas crianças sendo atacadas a cada dia, por isso devemos protegê-las, elegendo as pessoas ao Conselho Tutelar. É preciso que todas as pessoas se deem conta da importância dessa eleição”, disse o morador

Limpeza, transporte e segurança

Após o término do pleito, os locais de votação passaram pelo processo de limpeza pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

O transporte público coletivo não foi gratuito, já que o voto não é obrigatório e os locais de votação estavam distribuídos dentro de cada comunidade, facilitando o acesso dos moradores.

A eleição também contou com o apoio de 252 policiais militares e 160 guardas municipais que fazem a segurança das urnas eletrônicas, locais de votação e dos eleitores.

Apuração

Uma estrutura foi montada para o momento da apuração com o apoio técnico dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Semasc e outros órgãos, além de auditores do MPE-AM e TRE-AM que fiscalizarão a inserção de dados do Boletim de Urna (BU) no sistema de apuração. Além disso, foi disponibilizado um telão no estacionamento da prefeitura para que a população acompanhe a apuração.

Uma plataforma também foi desenvolvida para que a população acompanhe o resultado do pleito pelo http://sistemas.semasc.manaus.am.gov.br.