Bombeiros do Amazonas chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar em buscas e resgates

Inicialmente, a tropa atuará no município de Lajeado (RS).

PORTO ALEGRE — Uma equipe de 15 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) chegou a Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira (16/05) para auxiliar nas ações de busca e resgate de vítimas das severas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Os militares foram enviados pelo Governo do Amazonas a pedido do Governo gaúcho.

Após serem recebidos no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, a equipe do Amazonas foi direcionada para a cidade de Lajeado, uma das áreas mais afetadas pelas inundações. Segundo o tenente Rodolpho Carepa, comandante da missão, os bombeiros amazonenses trabalharão em conjunto com outras equipes de salvamento na região.

“Chegamos a Porto Alegre no início da madrugada e agora pela manhã nos reunimos com o comando de incidentes. Foi definido que nossa área de atuação será na cidade de Lajeado. Partiremos ainda hoje para o município e, chegando lá, faremos o mapeamento da área para iniciar as ações conforme demanda”, explicou o tenente Carepa.

A equipe do CBMAM é composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestre, um especialista em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.

O envio da equipe do CBMAM para o Rio Grande do Sul foi anunciado pelo governador Wilson Lima no dia 10 de maio. A viagem teve duração de seis dias devido às difíceis condições logísticas de acesso à área atingida pelas chuvas. Os bombeiros saíram de Manaus de balsa e seguiram viagem pela BR-319.