Bolsonaro chega a Buenos Aires e já se reúne com Milei

Ex-presidente divulgou o encontro nas redes sociais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais seu encontro com o presidente eleito Javier Milei, nesta sexta-feira (08), para a posse de Milei, que será neste domingo (10).

Junto com Bolsonaro estavam na comitiva o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), a deputada Bia Kicis (PL-DF), o ex-ministro do Turismo Gilson Machado e o ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal Fabio Wajngarten.

No vídeo publicado pelo ex-presidente é possível ver todos conversando descontraídos com o presidente eleito Javier Milei e a ex-candidata Patricia Bullrich. Ao desembarcar em Buenos Aires, na noite de quinta-feira (07), Bolsonaro disse, em resposta a um jornalista local, que espera boa relação com o Brasil. “A partir de 2027”, completou, apontando para si mesmo.

Para Bolsonaro conseguir estar presente na posse do Leão, um dos apelidos de Milei, os advogados tomaram o cuidado de avisar ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em março, Moraes chegou a determinar a apreensão do passaporte do ex-presidente, no âmbito das investigações sobre adulteração em seu cartão de vacina.

O ex-presidente segue com o documento em mãos, contudo, não seria necessário para viajar à Argentina por causa das regras do Mercosul, já que apenas a carteira de identidade.

De qualquer forma, os advogados do ex-presidente enviaram petição a Moraes para dizer que “em atenção às investigações em curso e com profundo respeito a este juízo, o peticionário vem aos autos informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre os dias 7 e 11 de dezembro”.

“A ausência se dará em razão de viagem a Buenos Aires, onde participará da cerimônia de posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, a convite do próprio presidente eleito”, completa a mensagem.

Milei convidou Bolsonaro para a posse, assim que foi eleito por uma ligação de video. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não estará presente na posse e enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira para representá-lo.