Barreirinha constrói modelo de escola de várzea

Foto: Divulgação/PMB

A Prefeitura Municipal de Barreirinha torna-se pioneira ao concluir a primeira de quatro outras escolas que estão sendo construídas nas comunidades de várzea do município. Com recursos próprios, estimados em cerca de 150 mil reais, a Escola Municipal Santa Maria, na comunidade do Tutira (distante a 20 minutos em embarcação rápida da sede municipal), foi finalizada e deve ser entregue os comunitários nos próximos dias.

A estrutura do novo educandário é formada por uma sala de aula, cozinha, sala administrativa, banheiros e um pátio que servirá como refeitório. Construída em alvenaria o prédio foi elevado por pilares de concreto a cerca de 2 metros do chão, o que deverá isentar de inundações o local quando as águas subirem.

Para o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, as novas escolas que estão sendo construídas nas áreas de várzeas refletem o compromisso firmado para melhorar a educação na Zona Rural do município. “Nosso município tem uma geografia diferenciada e precisamos adequar os espaços para dar conforto e proporcionar políticas públicas a todos, hoje estamos construindo outras escolas de porte similar em Nossa Senhora do Desterro, São Pedro do Ramos, Monte Horebe, assim daremos mais dignidade aos trabalhadores da educação e aos alunos que ganharão uma escola nova para estudar” , concluiu.

Foto: Divulgação/PMB

Informações repassadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), apontam que o impacto que essas escolas causarão na vida dos ribeirinhos será positivo e mudará a vida dos habitantes dessas localidades. “A iniciativa deste governo é dar melhor autoestima aos ribeirinhos das áreas de várzea, pois por muito tempo eles foram esquecidos, então o prefeito se propôs a fazer algo inovador construído essa escola nos moldes da construção civil moderna, no estilo da pré moldagem, essas escolas irão comportar cerca de 35 a 50 alunos por sala e funcionará como uma escola de ensino regular, recebendo turmas de 1º a 5º anos e 6º a 9º anos” , frisou Luís Alberto Pedreno, secretário municipal de Educação.

Dentro do planejamento da educação municipal, as escolas de várzea possuem calendário diferenciado devido ao fenômeno natural de cheia e seca dos rios. Com a inauguração das demais escolas que ainda estão em construção, a Semed estima que a quantidade de alunos matriculados tenha amplo crescimento pela oferta de escolas de qualidade. Atualmente mais de 400 alunos estudam nessa modalidade educacional.
Em breve mais uma escola será entegue a sociedade, desta vez localizada na comunidade São Pedro do Ramos onde abrigará mais de 90 estudantes.